Questões de A Autonomia Universitária Frente às Contradições Sociais (Pedagogia)

Limpar Busca

Com base no texto 'PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA', leia as afirmativas a seguir:


I. A teoria de Saviani coloca em evidência a importância da escola ao sugerir que ela tem o papel de garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum. Ou seja, há uma preocupação com o desenvolvimento intelectual, cultural e de raciocínio do aluno.

II. Teórico fundador da Pedagogia Histórico-Crítica, Demerval Saviani propôs, conforme anuncia o texto, uma metodologia ativa do conhecimento uma sistematização dos saberes historicamente construídos, bem como a inclusão em que o educando é assujeitado, isto é, recebe o conhecimento enquanto o professor se torna um mediador.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Com base no texto 'PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA', leia as afirmativas a seguir:


I. O acesso à norma culta da Língua Portuguesa, a fim de que o aluno tenha condições de ler os clássicos, é um dos diversos tipos de conteúdos necessários para o educando entrar em outro patamar, alcançar outros degraus, como sugere o teórico.

II. O educador Saviani corrobora com a ideia de que existem muitas teorias relacionadas à educação e os docentes já não sabem mais qual devem seguir. Sendo assim, não se deve misturá-las.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
As questões de aprendizagem estão assentadas em estratégias de ensino e o seu uso adequado assenta-se naquele que aprende, não no que ensina. Logo os métodos de ensino utilizados na Educação Superior têm por objetivo
  • A proporcionar um conjunto de procedimentos de aprendizagem a serem empregados meticulosamente a fim de atingir resultados precisos nesse processo.
  • B estimular os caminhos dos acadêmicos no processo de aprendizagem de competências para o mercado de trabalho.
  • C promover a dialética do conhecimento, construindo um processo dinâmico entre conhecimento empírico e conhecimento científico.
  • D transformar as medidas educativas em preceitos motivacionais para atingir as expectativas dos estudantes.
  • E aprimorar a abordagem docente, para que o professor alcance os resultados esperados nas avalições aplicadas.
O ensino, a pesquisa e a extensão são partes fundantes da universidade, devendo atuar de maneira constante e indissociável. Isso porque as Universidades gozam de
  • A autonomia administrativa e patrimonial, estando engajada em uma vivência cada vez mais visual do conteúdo teórico e prático.
  • B autonomia relativa, em que a interação e o trabalho em grupo buscam centrar seus esforços cada vez mais na práxis.
  • C autonomia responsabilizativa, pois deve estender à sociedade todo o produto do conhecimento acadêmico.
  • D autonomia didático-funcional, buscando uma relação biodirecional de desenvolvimento prático e teórico.
  • E autonomia didático-científica, tendo em vista que esse é um processo multifacetado que busca a unidade entre teoria e prática.

Aprender a aprender constitui uma competência essencial na Sociedade da Informação e do Conhecimento, como uma condição para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade no estudo, de modo a lograr uma eficaz e eficiente autogestão da aprendizagem. Essa habilidade está relacionada com a metacognição. Considere as afirmações a seguir referentes a essa habilidade.


I A metacognição tem uma função importante na regulação dos processos cognitivos.

II O conhecimento declarativo é o mais relevante no desenvolvimento da metacognição.

III As características pessoais, a natureza das tarefas e as estratégias são elementos da metacognição.

IV A metacognição é favorecida com o estímulo do pensamento convergente.


Das afirmações, estão corretas

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C I e IV.
  • D II e IV.