Questões de A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade (Pedagogia)

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Para o conhecimento necessário para a era digital, os professores devem buscar desenvolver em si e em seus alunos as competências necessárias à sociedade do conhecimento que envolvem alguns aspectos. Analise as assertivas abaixo quanto a esses aspectos, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Habilidades de comunicação.
( ) Aprendizagem de forma estado-dependente.
( ) Habilidades de pensamento.
( ) Gestão do conhecimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – F – V – V.
  • D V – F – V – V.
  • E V – V – F – F.

Leia o texto a seguir.

“Tratar de democracia na contemporaneidade simplifica vislumbrar horizontes de cidadania, a afirmar mais ou menos intervenção no sistema político e capacidades comunicativas no sistema jurídico. Significa, sob o signo da contingência e do risco, admitir relações de poder mais inclusivas e abertas, que requerem da política procedimentos e decisões mais legítimos e eficazes. Impõe, enfim, trabalhar cidadania e democracia não apenas como método e forma aplicável à política, mas como princípio valorativo e orientador nas relações sociais.”

DIAS, W. R. Cidadania e teoria democrática. In: RESENDE, A. J. C. (coord.). Poder Legislativo e cidadania. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Escola do Legislativo, Núcleo de Estudos e Pesquisas, 2015. p. 210. Disponível em: https://www.almg.gov.br/consulte/publicacoes_assembleia/obras_referencia/arquivos/poder_legislativo_cidadania.html


Reconhecendo a inexistência de uma forma democrática única, mas variadas possibilidades relacionadas a questões como o multiculturalismo e a apropriação social de direitos pelos cidadãos, Santos, citado por Dias (2015), aponta, em síntese que abrange as correntes vinculadas ao aprofundamento democrático, três caminhos em torno da cidadania democrática, que são

I. criação de novas instâncias coletivas de decisão.

II. otimização dos prazos e custos quanto à implementação de políticas.

III. ampliação do aprofundamento das experiências de participação democrática.

IV. mobilização por direitos que ressignifiquem pensamentos, olhares, saberes e fazeres.

V. apropriação de valores que envolvem questões humanas e sociais da comunidade educativa.

VI. articulação entre esferas local, nacional e global, a compreender movimentos emancipatórios e contra hegemônicos.


Os três caminhos estão corretamente indicados em:

  • A I, II e V.
  • B I, III e VI
  • C II, V e VI.
  • D III, IV e V.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes precisam desenvolver habilidades de vida para aprenderem a lidar com os desafios do cotidiano. As chamadas habilidades de vida devem estimular o bem-estar biopsicossocial do indivíduo em desenvolvimento. Essa afirmativa indica que a educação deve ser vista como uma atividade:
  • A criativa capaz de conduzir o indivíduo a concorrer satisfatoriamente no mercado de trabalho
  • B criadora capaz de melhorar as habilidades da criança e do adolescente na realização das tarefas escolares
  • C criadora capaz de levar o indivíduo a desenvolver suas potencialidades físicas, intelectuais, emocionais e sociais
  • D criativa capaz de estimular as habilidades intelectuais dos alunos jovens para o ingresso na universidade
  • E lúdica capaz de orientar as relações interpessoais dos alunos no ambiente escolar

Segundo Silveira & Wagner, a relação família-escola pode ser analisada tanto sob um prisma sociológico quanto sob um prisma psicológico. Em uma perspectiva sociológica, destacam-se o caráter socializador dessa relação e as diferenças sociais e culturais entre elas. Já o prisma psicológico parte da importância das primeiras relações vividas na família e de suas implicações no processo escolar. Quanto à relação família-escola, assinale a alternativa correta.

  • A O respeito à dinâmica familiar e à sua relação com o saber favorece a colaboração da família na superação de dificuldades apresentadas na escola.
  • B A família deve educar e a escola deve ensinar a criança. Para que não haja sobreposição de autoridade, cada uma deverá atuar exclusivamente na sua função.
  • C A família deve se adaptar integralmente ao PPP da escola, sem questionar suas regras.
  • D O psicopedagogo deve resolver sozinho as dificuldades de aprendizagem da criança na escola, evitando chamar a família.
  • E A escola deverá encaminhar os casos de dificuldades de aprendizagem para especialistas, independentemente da aprovação da família.

Com base em Freschi (p. 8), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - "Desde os primeiros anos escolares é interessante que os alunos tenham consciência da importância do companheirismo e da cooperação na construção de relações firmes e duradouras com os colegas
PORQUE
II - aprender a respeitar a opinião dos colegas, dividir tarefas, discutir sobre metodologias e resultados de pesquisa ajudam o aluno a construir seus pontos de vista, tornando-o, assim, sujeito de sua aprendizagem, sendo práticas importantes para diversas situações da vida."
Sobre as asserções, é correto afirmar que

  • A as duas são falsas.
  • B a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
  • C a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D as duas são verdadeiras e a segunda é uma complementação correta da primeira.
  • E as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma complementação correta da primeira.