Questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca
Acerca da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR, é correto afirmar que:
  • A os docentes devem submeter as avaliações bimestrais previamente à coordenação de curso, para fins de homologação.
  • B o docente deve utilizar no mínimo três instrumentos de avaliação distintos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais.
  • C o processo de avaliação do ensino-aprendizagem deve observar as disposições previamente estabelecidas no plano de ensino, sendo proibidas alterações no decorrer do período letivo.
  • D o processo de ensino-aprendizagem deve ser organizado a partir dos conhecimentos formais, prescritos no currículo, e dos informais, oriundos da prática social.
  • E no processo de avaliação não será permitida a utilização de instrumento de autoavaliação por parte dos estudantes.

Os problemas de comportamento vêm em uma variedade de formas, desde a interrupção de uma atividade até a agressão verbal e física. Sobre como combater a indisciplina em sala de aula, analisar os itens abaixo:


I. Estabeleça regras desde o primeiro dia de aula.

II. Reforce os bons comportamentos.

III. Tenha empatia e compreensão.


Está(ão) CORRETO(S): 

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Todos os itens.
Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O relatório que aponta para a importância da educação ao longo da vida traz a discussão dos “quatro pilares” fundamentais da educação:
  • A Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 
  • B Aprender a se comunicar, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 
  • C Aprender a conhecer, aprender a trabalhar, aprender a viver juntos e aprender a ser. 
  • D Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a estudar e aprender a ser.  
  • E Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a estar. 

De acordo com Perrenoud (2000), assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das competências gerais para ensinar.

  • A Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
  • B Administrar a progressão das aprendizagens.
  • C Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.
  • D Administração de recompensas.
  • E Trabalhar em equipe.

Segundo Feuerstein (2009), três elementos são importantes no processo de mediação na aprendizagem. São eles:

I. Intenção e reciprocidade.
II. Transcendência.
III. Mediação do significado.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.