Questões de A Educação como Processo de Construção Histórica (Pedagogia)

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Chegando à Colônia brasileira, em 1549, os jesuítas implantaram os primeiros colégios contando com incentivo e subsídio da coroa portuguesa. Essa situação se consolidou com o estatuto da “redízima” instituída em 1564 (Cf. MATTOS, 1958, p. 275) mediante a qual um décimo da receita obtida pela coroa portuguesa na Colônia era destinado à manutenção dos colégios jesuítas. Nessas condições bastante favoráveis, a pedagogia católica se instalou no país, primeiro na versão do Plano de Nóbrega, a “pedagogia brasílica”, e depois, na versão do Ratio Studiorum, cujos cânones foram adotados pelos colégios jesuítas no mundo inteiro. Assim, ao longo dos dois primeiros séculos, de 1549 até 1759, data da expulsão dos jesuítas, a pedagogia cristã, de orientação católica, gozou de uma hegemonia incontrastável no ensino brasileiro.
(Disponível em: https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeva l_Saviani_artigo.pdf. Adaptado.)

Sobre o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir. 
1. Pedagogia brasílica.
2. Ratio Studiorum.
( ) Caracteriza-se por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem é concebido como constituído por uma essência universal e imutável. À educação cumpre moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ideal que o define enquanto ser humano.
( ) Com ênfase na aprendizagem da Língua Portuguesa e Educação Religiosa, direcionado aos índios, pois eles que por aqui viviam, ocorrendo a necessidade de desconstruir uma cultura secular que já existia para se implantar outra advinda do outro lado do mundo que, com os primeiros passos do capitalismo, já buscava ampliar a produção e o mercado de consumo.
( ) A educação passou a contar com regras específicas estabelecidas no plano para a província. Ilustra as ideias carregadas pelo contexto iluminista, sendo instauradas as “aulas régias” com professores pagos pela coroa. Sendo um contexto iluminista, a laicidade predominou nas reformas implantadas.

A sequência está correta em

  • A 1, 2, 2.
  • B 1, 1, 2.
  • C 2, 2, 1.
  • D 1, 2, 1.
  • E 2, 1, 2.

Galvão (2010) pontua que, de acordo com Silva (2001), a educação tem como finalidade formar o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. Dessa forma, ela visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivíduos, de modo a favorecer o desenvolvimento integral do homem na sociedade. A educação é, desde a sua gênese, objetivos e funções, um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade. O ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Além disso, educação e sociedade se correlacionam porque a educação exerce forte influência nas transformações ocorridas no âmago da sociedade.
 (Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/MGwkqfpsmJsgjDcWdqhZFks/?lang= pt#:~:text=O%20ato%20de%20educar%20%C3%A9,ocorridas% 20no%20%C3%A2mago%20da%20segunda. Adaptado.)

Na história da educação brasileira, podem ser identificadas várias concepções, tendo em vista os ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. As principais correntes pedagógicas identificadas no Brasil são: a tradicional; a crítica; e, a pós-crítica. Acerca do exposto e considerando a concepção “pós-crítica”, assinale a afirmativa correta.

  • A Enfatiza o ensino e a aprendizagem de conteúdos a partir de uma metodologia rigorosamente planejada, com foco na eficiência.
  • B Procura ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral e acadêmica.
  • C Foca nos temas relacionados à identidade, diferenças, alteridade, subjetividade, cultura, gênero, raça, etnia, multiculturalismo, saber e poder, de forma a acolher a diversidade do mundo contemporâneo.
  • D Preocupara-se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existiu uma ligação entre educação e ideologia.
  • E Aborda questões ideológicas, colocando em pauta temas relacionados ao poder, a relações e classes sociais, ao capitalismo, à participação etc., de forma a conscientizar o educando sobre desigualdades e injustiças sociais.

“Educação para a democracia poderia ser entendida, partindo-se de conceito formulado por Cosson (2008), como o conjunto de ações e programas desenvolvidos pelos poderes e órgãos públicos no sentido da apropriação, tanto por parte de seus próprios agentes quanto da sociedade, de práticas, conhecimentos e valores para a manutenção e aprimoramento da democracia”.

Fonte: MARQUES JUNIOR, A. M. Educação legislativa: as escolas do Legislativo e a função educativa do parlamento. Elegis, Brasília, n. 3, p. 73-86, 2º semestre 2009. Disponível em: https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/elegis/article/view/23/19. Acesso em: 27 nov. 2022.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: Disponível em: http://rbeducacaobasica.com.br/queremoseducacao-para-a-democracia/. Acesso em: 27 nov. 2022 


Compreendendo a concepção de educação para a democracia, é um pressuposto que sustenta tal conceituação:

  • A A educação para a democracia precisa ser um acontecimento pontual e específico, que tenha como finalidade, a longo prazo, uma verdadeira afirmação de culturas, posturas e mentalidades.
  • B A formação deve atingir, tanto quanto possível, apenas os próprios componentes de cada poder/órgão e agentes da esfera pública, desconsiderando demais segmentos da sociedade.
  • C As ações e programas devem buscar um simples aprendizado e a verdadeira discordância entre práticas, conhecimentos e valores essenciais à vida política e à democracia.
  • D Os diferentes poderes e órgãos públicos são corresponsáveis pelo processo de formação das competências e capacidades necessárias ao pleno exercício e funcionamento da democracia.

Nos ambientes escolares, a atividade de supervisão surgiu por necessidade social e acompanhou as modificações da históricas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

  • A Surgiu no século XX, década de 30, com a função de garantir a execução, função de inspeção.
  • B Surgiu no período colonial com garantia legal e prestígio por parte da coroa portuguesa.
  • C Inicialmente eram os tesoureiros das escolas, com o avanço do ensino privado no país.
  • D A atividade de supervisão é criada no início do século XXI e coincide com a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras.
  • E Em seu primeiro papel, o supervisor foi uma espécie de ouvidor, em meados dos anos 90 no século XX, quando emergiram as políticas de gestão de qualidade no Brasil.

Acerca das questões que abarcam o processo de aprendizagem e desenvolvimento humanos, consta na Teoria Histórico-Cultural que:

1. Compreender o conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente é importante para entender que as ações que hoje uma criança realiza com ajuda de um parceiro poderão ser realizadas sem assistência amanhã, pois o nível do desenvolvimento atual da criança altera de maneira significativa quando ela recebe auxílio de pessoas mais experientes e também quando ela imita as tarefas realizadas por amigos mais velhos.
2. No processo de desenvolvimento humano, ocorrem mudanças significativas e qualitativas, e essas mudanças demarcam pontos de estabilidade e de virada. Os pontos de estabilidade podem ser entendidos como marcadores ou indicadores de períodos de desenvolvimento.
3. As idades constituem formações globais e dinâmicas, são estruturas que determinam o papel e o peso específico de cada linha parcial de desenvolvimento. Em cada período de idade, o desenvolvimento não modifica, em seu transcorrer, aspectos isolados da personalidade da criança, reestruturando toda a personalidade em seu conjunto.
4. No início de cada período de idade, a relação que se estabelece entre a criança e o meio que a rodeia, sobretudo o social, é totalmente peculiar, específica, única e irrepetível para essa idade. Essa relação é denominada como situação social do desenvolvimento em dita idade. A situação social do desenvolvimento é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas que se produzem no desenvolvimento durante o período de cada idade. Determina plenamente e por inteiro as formas e a trajetória que permitem à criança adquirir novas propriedades da personalidade, já que a realidade social é a verdadeira fonte do desenvolvimento, a possibilidade de que o social se transforme em individual.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.