Questões de A Elaboração do Projeto de Pesquisa: Elementos Integrantes (Pedagogia)

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Tomando o conteúdo do texto por verdadeiro, são levantadas as seguintes hipóteses: I. A metodologia científica pressupõe habilidades de leitura de textos científicos. II. A ABNT dispõe sobre o tamanho das margens em um texto monográfico. III. Saber ABNT não faz parte dos conhecimentos de metodologia científica. Encontram correspondência no texto apenas a(s) hipótese(s):

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I, II.
  • E II, III.

Para Severino, “O desenvolvimento de um processo investigativo não pode realizar-se de forma espontânea ou intuitiva; ele precisa seguir um plano e aplicar um método.” (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa correta.

  • A O cronograma de execução da pesquisa deve permanecer inalterado após ter sido submetido às instâncias superiores e aprovado. Mudanças no decorrer da investigação devem ser evitadas a todo o custo, pois demonstram problemas de concepção, fragilidade conceitual e inexperiência do pesquisador.
  • B Um projeto de pesquisa tem várias funções, dentre elas: definir e planejar o caminho a ser percorrido no desenvolvimento da pesquisa, com as etapas a serem seguidas e os instrumentos e estratégias a serem utilizados; e servir para a solicitação de bolsas de estudo ou de financiamento junto às agências de apoio à pesquisa e à pós-graduação.
  • C O tópico Justificativa explicita a relevância e a contribuição que se espera proporcionar a partir da realização da pesquisa. Para isso, o pesquisador deve incorporar nessa parte do projeto a(s) hipótese(s) que sustenta(m) a investigação, assim como os seus objetivos gerais e específicos.
  • D Todos os projetos de pesquisa, independentemente da instituição e da área em que são apresentados, devem seguir o mesmo padrão e conter os mesmos tópicos. A padronização do modelo facilita o trabalho dos avaliadores, além de proporcionar comparabilidade entre a qualidade e os resultados de pesquisas realizadas em diferentes instituições.

De acordo com Severino, “Antes de ser realizado, um trabalho de pesquisa precisa ser planejado. O Projeto é o registro deste planejamento”. (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O Cronograma deve indicar as várias etapas do projeto, distribuindo-as no tempo disponível para a realização das atividades previstas, incluindo o período destinado à redação final.
  • B O Título é um elemento que merece atenção. Ele deve expressar, o mais fielmente possível, o conteúdo temático da pesquisa.
  • C A Justificativa indica as contribuições que se espera dar com os resultados da pesquisa e a relevância de sua realização.
  • D A Bibliografia elenca os títulos básicos do quadro teórico da pesquisa. Documentos legais não compõem esse item e devem ser mencionados ao longo do projeto em notas de rodapé.

De acordo com Vasconcellos, o professor não deve se dedicar intensa e sinceramente à elaboração do projeto nas seguintes situações, EXCETO se:

  • A O projeto for imposto pela escola, cabendo ao professor apenas copiá-lo e, quando muito, fazer algumas modificações periféricas.
  • B O projeto reduzir a função do professor à repetição de conteúdos preestabelecidos.
  • C O projeto assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, permitindo ao professor e à escola um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina.
  • D O projeto basear-se total e exclusivamente no livro didático.
  • E O professor julgar que já sabe tudo, que já chegou à fórmula perfeita de seu curso.

Em uma pesquisa científica, em todos os tipos de delineamento existem pontos fortes e fracos, que ameaçam a validade da pesquisa. É CORRETO afirmar que são consideradas ameaças a validade interna da pesquisa:

( ) efeitos reativos. ( ) maturação. ( ) instrumentação. ( ) mortalidade experimental. ( ) interferência de tratamentos múltiplos.

  • A C,C,E,C,C.
  • B E,C,C,C,E.
  • C C,C,C,E,E.
  • D C,E,C,E,C.
  • E C,C,E,E,C.