Questões de A Experimentação no Ensino de Ciências (Ciências)

Limpar Busca

Gabriel é um professor de Ciências da Escola Florentino Avidos e ele precisa de estabelecer uma metodologia de ensino da sua matéria com um conteúdo específico para Ciências. Gabriel não quer ser um professor tradicionalista, apenas baseado em conteúdo, somente estabelecendo uma relação de ensino do tipo transmissão - recepção. Dessa forma, ele apresenta algumas metodologias no processo de ensino-aprendizagem, dispostos abaixo, EXCETO:

  • A A principal metodologia exposta pelo Gabriel é a prática voltada exclusivamente ao conteúdo científico baseado apenas nos livros didáticos.
  • B A pesquisa que é uma atividade que ensina o aluno a estudar propiciando o desenvolvimento de habilidades de localizar, selecionar e usar informações para aprender com independência.
  • C Gabriel adota a metodologia de pesquisa baseada no princípio investigativo em que o principal é o desenvolvimento do pensamento crítico científico.
  • D As práticas experimentais com o objetivo de melhorar a aprendizagem do conteúdo científico em que os alunos conseguem aplicar o conhecimento adquirido.

Diferentes métodos e estratégias fazem-se necessárias para o melhor desempenho do processo ensino-aprendizagem, realizando a ligação do que é abordado em sala de aula, às vivências do aluno e os avanços tecnológicos. Existem práticas que podem ser grandes aliadas no momento de apresentar um assunto novo, reforçá-lo ou torná-lo mais atrativo aos alunos. Diante do contexto, marque a alternativa correta em relação ao conceito descrito.

  • A Práxis docente passiva.
  • B Avaliação do ensino-aprendizagem.
  • C Desenvolvimento individual do aluno.
  • D Exposição subjetiva do conteúdo.
  • E Atividades práticas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A observação direta ou indireta de diferentes ambientes, a identificação de seus componentes e de algumas relações entre eles, bem como a investigação de como o homem se relaciona com tais ambientes, impedem os alunos de desenvolver uma noção e a diferenciação de ambiente natural e ambiente construído. Os seres vivos destacam-se entre os componentes dos ambientes, estudando-se suas características e hábitos – alimentação, reprodução, locomoção – em relação ao ambiente em que vivem. II. As atividades escolares de ensino de ciências devem criar condições para que os educandos possam desenvolver a capacidade de compreender a natureza como um todo dinâmico, não sendo o ser humano parte integrante e nem agente de transformações do mundo em que vive. III. As atividades escolares de ensino de Ciências devem criar condições para que os educandos possam desenvolver a capacidade de compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Karl Popper, filósofo que contribuiu para o estudo dos alicerces teóricos da ciência, a define como hipotética e provisória. Ele usava, em seu fazer, o método de tentativas de eliminação de erros denominado

  • A de método indutivo.
  • B de uso de inferências.
  • C de método hipotético-dedutivo.
  • D de experimentação controlada.
  • E de falseabilidade da ciência.