Além dos resultados econômicos, a dimensão ética da atividade empresarial tornou-se uma das principais preocupações dos gestores. A adoção de uma conduta pautada em princípios morais de respeito ao ambiente e aos valores da comunidade é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas. O impacto social e ambiental das atividades empresariais pode influenciar, inclusive, a competitividade das organizações.
ALMEIDA, F. J. R. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 3, p. 105-25, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, os gestores devem
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A promover ações socioambientais e culturais para obter ganhos de mercado.
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B ser intolerantes perante os abusos de poder na concorrência entre empresas.
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C deixar de explorar recursos ambientais, a fim de conformar-se às exigências contemporâneas.
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D considerar resultados econômicos, ambientais e sociais como relevantes na concorrência entre empresas.
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E priorizar a preservação do meio ambiente e dos valores da comunidade, em detrimento do desempenho econômico.