Questões de A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil (Pedagogia)

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Considere as afirmativas relacionadas a Educação Infantil na contemporaneidade. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A Educação Infantil atualmente é pautada na valorização da criança, bem como na valorização da sua cultura, em detrimento das outras.
(__)No contexto atual, o professor passou a assumir um novo papel, o de mediador, considerando que a criança é capaz de construir ativamente o seu conhecimento.
(__)Uma Educação Infantil de qualidade, deve garantir o desenvolvimento da autoconfiança, a ampliação de vínculos afetivos para além do ambiente familiar e o desenvolvimento da empatia e respeito pelo próximo, entre outros.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A F, V, V.
  • B F, F, V.
  • C F, V, F.
  • D V, F, F

A organização escolar é penetrada por relações de poder e dominação, refletidas em sua cultura e nos saberes que a alimentam, saberes ambíguos, distantes da vida cotidiana, que dependem quase que exclusivamente da comunicação escrita e se adaptam mais comumente a procedimentos de avaliação formal. O saber é um dispositivo de relações de poder, diferente do poder exercido pelo Estado. Marque a opção em que apresenta a forma que o poder deve ser exercido no espaço escolar.

  • A O poder disciplinar organizado como um poder múltiplo, automático e anônimo.
  • B Um poder articulado com o aparelho de Estado, absorvido por este.
  • C Se caracteriza pela disputa/tensão entre interesses diversos.
  • D Resume-se na arte de punir através do regime do poder disciplinar.

Na Educação Infantil os professores deixam disponíveis às crianças caixas de papelão de tamanhos diversos, tecidos de diferentes padrões, fantasias e objetos do mundo social. Ao disponibilizar tais materiais, o professor intenciona prioritariamente:

  • A oferecer possibilidades motoras e emocionais preparatórias à vida coletiva
  • B favorecer o desenvolvimento de conhecimentos básicos da matemática, por meio da interação entre as crianças
  • C oferecer às crianças novas possibilidades de experiências, em situações em que possam fazer escolhas e combinar ações
  • D trabalhar de forma constante e permanente com as atitudes de cuidado necessárias com os colegas e com os materiais

A respeito da importância do brincar na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser.
  • B Brincar contribui para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos.
  • C Não se recomenda utilizar os jogos, especialmente aqueles que possuem regras, como atividades didáticas. É preciso que o professor tenha consciência que as crianças estarão brincando livremente nestas situações, pois não há objetivos didáticos em questão.
  • D Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brincam.
  • E Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhe são importantes e significativos.

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica de acordo com a LDBEN. Para Hoffmann, nesta fase da educação espera-se que seja oportunizado a criança o desenvolvimento de suas habilidades e competências, de modo a favorecer as suas capacidades.
PORQUE
II. A educação infantil possui em sua essência a função de proporcionar inúmeros elementos para o desenvolvimento social, psicológico e físico da criança de zero a seis anos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.