Questões de A Origem da Filosofia (Filosofia)

Limpar Busca

Analise as afirmativas abaixo:
1. No início do século VI a. C. surgem os primeiros pensadores cosmológicos que, progressivamente, foram abandonando a narrativa mítica e, no seu lugar, empregaram um discurso racional sobre a natureza, os acontecimentos naturais e a ordem do mundo.
2. A filosofia surgiu quando pensadores gregos perceberam que as verdades do mundo e dos humanos não eram algo secreto e misterioso, que precisavam ser revelados por divindades, mas podiam ser conhecidas através de operações mentais do raciocínio.
3. A filosofia, no sentido etimológico do termo, ou seja, como amor e respeito pelo saber, surge com a publicação dos escritos de Platão e Aristóteles, resultados da perscrutação.
4. Quando os pensadores da Grécia Antiga compreenderam que o conhecimento depende apenas do uso correto do pensamento e que permite que a verdade possa ser conhecida por todos, surge a filosofia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Protágoras exemplifica na história da filosofia o período denominado

  • A cosmogônico.
  • B mitológico.
  • C cosmológico.
  • D antropológico.
  • E teológico.

Segundo a tradição erudita, a filosofia nasce com Tales e Anaximandro; no século XIX, buscaram-se suas origens mais remotas em lendários contatos com as culturas orientais, com o pensamento egípcio e indiano. Por essa via não foi possível comprovar coisa alguma, só se conseguiram estabelecer analogias e paralelismos. G. Colli. O nascimento da filosofia. Campinas: Editora Unicamp, 1992, p.9
Essa tradição erudita sinaliza o

  • A nascimento da filosofia no oriente.
  • B nascimento da filosofia nas colônias egípcias.
  • C ocaso da filosofia no oriente.
  • D ocaso da filosofia nas colônias indianas.
  • E nascimento da filosofia nas colônias gregas.

Se o trabalho nos dá a chave das relações fundamentais entre o homem e a natureza, convém lhe atribuir um alto significado metafísico. Meditar sobre o trabalho é compreender que o homem não é nem um puro espírito (cuja atividade jamais encontraria obstáculos), nem um ser puramente biológico (incapaz de recuo com relação à natureza e preocupado apenas com a satisfação imediata do instinto).
Denis Huisman e André Vergez. Curso moderno de filosofia In: Cassiano Cordi e outros. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 2007, p. 228 (com adaptações).

Com referência ao assunto do texto anterior, é correto afirmar que, de acordo com Jean Lacroix, o trabalho não somente humaniza o universo, torna-o incessantemente mais habitável e cria obras úteis, mas também humaniza

  • A o próprio trabalhador.
  • B o próprio objeto.
  • C o próprio processo.
  • D a própria dinâmica.
  • E o próprio trabalho.

Com Protágoras, não há mais physis, não há um ser idêntico que subjaz às aparências e que pode ser universalmente conhecido por todos através do pensamento. A medida ou a moderação, que toda a filosofia anterior havia colocado na própria physis, se transfere para o homem. As coisas são ou não são conforme os humanos as façam ser ou não ser, ou digam que elas são ou não... Marilena Chauí. Introdução à história da filosofia 1. São Paulo: Companhia das Letras Protágoras é um pensador reconhecido como

  • A pré-socrático.
  • B sofista.
  • C pós-socrático.
  • D socrático.
  • E cínico.