Questões de A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula (Pedagogia)

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Com base em Thomé, Stein e Welter (SEMIC, 2018, p. 6 e 7), analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A indisciplina escolar leva à violência e surge quando ocorre o não cumprimento das regras impostas e normas sociais estabelecidas, sendo considerada como um obstáculo no processo de ensino/aprendizagem, pois prejudica o trabalho docente e o aprendizado dos alunos
PORQUE
II - a indisciplina também pode estar relacionada às práticas pedagógicas ineficazes, metodologias sem objetivos, falta de diálogo entre aluno-professor, ameaças, regras sem significado, controle e silêncio excessivos, tornando assim o ambiente escolar bastante tenso.

Sobre as asserções, é correto afirmar que 

  • A as duas são falsas.
  • B a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
  • C a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D as duas são verdadeiras e a segunda é uma complementação correta da primeira.
  • E as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma complementação correta da primeira.

Discutindo como ampliar iniciativas interdisciplinares, uma equipe escolar decidiu aderir à pedagogia de projetos. Uma das professora disse: “Nunca trabalhei com este método. Como funciona?”
A partir do que propõe Moura (2010), assinale a alternativa que apresenta a resposta correta a essa indagação.

  • A Não é um método, mas uma postura pedagógica, que requer abertura ao desconhecido e flexibilidade para reformular metas e percursos à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas.
  • B Trata-se de um instrumental prático e operatório para atividades interdisciplinares, compostos pelas etapas sequenciais regulares e ordenadas de introdução, pesquisa e conclusão.
  • C Os projetos trabalham com objetivos diante de conteúdos pré-fixados, transversais ou interdisciplinares, para que o aluno protagonize uma pesquisa autônoma, prevista por fórmulas e regras seguras.
  • D É uma técnica atraente para a transmissão de conteúdos, porque utiliza o lúdico e a criatividade no fazer, repetir, recitar, aprender e ensinar o que está pronto, ampliando o repertório do aluno.
  • E Está ancorada na pesquisa sistemática sob a lógica do método científico, em que os alunos seguem um roteiro dado pelo professor para chegarem a resultados que demonstram as teorias previamente ensinadas.

O desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores da atividade humana. O volume de empreendimentos sob a forma de projetos tem crescido rapidamente e envolve as mais diversas áreas do conhecimento. Na área educacional, o crescimento de atividades baseadas em projetos pode ser verificado em todos os setores dos sistemas educacionais públicos e privados.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006. p. 18.
Com relação aos projetos educacionais, assinale a alternativa incorreta.

  • A Projetos educacionais não são limitados às escolas, universidades ou sistemas educacionais, quaisquer instituições como empresas, organizações não governamentais ou comunidades podem propor e desenvolver projetos educacionais.
  • B Projetos voltados para questões de interesse social, como a preservação do meio ambiente, por exemplo, podem ser classificados como projetos educacionais, tendo como foco as ações educativas e seus objetivos de formação e desenvolvimento humano.
  • C Projetos educacionais são empreendimentos de duração finita, com objetivos claros e tendo como finalidade o planejamento, coordenação e execução de atividades voltadas à melhoria de processos educativos e de formação humana, em diferentes níveis e contextos.
  • D Os projetos educacionais podem ser tipificados em: Projetos de Intervenção, Projetos de Pesquisa, Projetos de Desenvolvimento (ou de Produto), Projeto de Ensino, Projetos de Improviso ou Projeto de Trabalho.
  • E A tipificação dos projetos educacionais não é excludente entre si, podendo haver, por exemplo um Projeto de Desenvolvimento de Ensino, que organiza recursos existentes na escola para melhor aproveitamento de suas possibilidades, mas que é classificado de maneira geral como Projeto de Ensino.

Neste ano, determinada Organização Militar (OM) do Sistema de Ensino Naval (SEN) organizou uma série de eventos comemorativos, alusivos ao tema: “A Marinha e os 200 anos da Independência: o papel! da Marinha como garantidora da emancipação.” Findada a programação, foram designados um Oficial Pedagogo e um Analista de Conteúdo para analisar as propostas de alteração curricular dos cursos daquela instituição de ensino, em virtude da possibilidade de incluir o material que fora apresentado nas palestras, fruto de recentes pesquisas, com significativo conteúdo histórico sobre a soberania brasileira e o Poder Naval, tendo em vista a relevância da temática para a adequada formação dos alunos. Ao recorrer à literatura especializada sobre currículo para melhor fundamentar a sua prática profissional, esse Pedagogo constatou que a importância fundamental do currículo para a escolaridade reside no fato de que ele é a expressão do projeto cultural e educacional que a instituição de educação diz que irá desenvolver com os alunos (e para eles) aquilo que considera adequado. Em seguida, avançou suas leituras e encontrou, em Grundy (1998 apud SACRISTÁN, 2013), uma visão processual do currículo. Nessa direção, tendo por referência a obra de Sacristán (2013), a qual foi objeto de estudo do referido Pedagogo, assinale a opção que apresenta corretamente o esquema de concepção do currículo como processo e práxis.

  • A Projeto de educação. O texto curricular/ Conhecimento escolar avaliado pelos professores, pelos materiais/ Prática didática no contexto escolar concreto. Currículo realizado em práticas/ Estratégias de ensino-aprendizagem/ Efeitos reais e comprováveis.
  • B Projeto de educação. O currículo oficial/ Texto curricular interpretado pelos professores, pelo conhecimento escolar/ Intermediação didática, com sujeitos concretos e inserido em um contexto/ Efeitos educacionais comprováveis/ Efeitos reais e comprovados.
  • C Projeto de educação. O currículo oficial/ Currículo avaliado pelos professores, pelo conhecimento escolar/ Prática didática no contexto escolar concreto. Intermediação didática/ Efeitos comprováveis/ Efeitos educacionais e reais,
  • D Projeto de educação. O texto curricular/ Currículo interpretado pelos professores, pelos materiais/ Currículo realizado em práticas, com sujeitos concretos e inserido em um contexto/ Efeitos educacionais reais/ Efeitos comprováveis e comprovados.
  • E Projeto de educação. O currículo oficial” Texto curricular avaliado pelos professores, pelos materiais/ Intermediação didática. Currículo realizado no contexto escolar concreto/ Estratégias de ensino-aprendizagem/ Efeitos educacionais reais e comprovados.

“Os projetos de ensino têm como fim principal a produção de formas e meios dirigidos à melhoria do processo ensino-aprendizagem de elementos relativos a uma disciplina de conhecimento. Esse tipo de projeto próprio da área educacional refere-se ao exercício das funções do professor.
Projetos de trabalho (de aprendizagem), por sua vez, são aqueles desenvolvidos por alunos no contexto escolar, sob orientação do professor, e têm por objetivo a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas” 
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 8. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006. p. 210.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre projetos de ensino e projetos de trabalho. 
COLUNA I
1. Projetos de ensino
2. Projetos de trabalho
COLUNA II (   ) São conduzidos tendo por case uma orientação denominada Metodologia de Projetos ou Pedagogia de Projetos.
(   ) Podem ser pensados como uma forma de se implementar o trabalho com projetos na atividade docente do professor, ou equipe de professores.
(   ) A adoção desse pressuposto significa uma contribuição para a superação do modelo tradicional de educação centrada na abstração, no poder do verbo.
(   ) Ambos os projetos apresentam estruturas parecidas, porém nesses tipos de projetos é necessária a construção de uma justificativa, de indicação dos resultados esperados, bem como da abrangência dos projetos e da indicação de ações, atividades e tarefas a serem desenvolvidas.
Assinale a sequência correta.

  • A 1 2 1 2
  • B 1 2 2 1
  • C 2 2 1 1
  • D 2 1 1 2
  • E 2 1 2 1