Questões de A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo (Pedagogia)

Limpar Busca

Avalie o que se afirma em relação à pesquisa em educação.
I. É considerada a base para a construção memorística de conhecimentos. II. Sem ela é impraticável mover a educação diante de informações midiáticas e modismos fugazes. III. Por meio dela deve-se induzir o aluno a fazer uma análise de situações complexas, direcionadas ao seu contexto sociocultural. IV. Só ocorrerá no momento em que incentivarmos o letramento em nossos alunos e repelirmos a apropriação de conhecimento alheio.
Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B IV.
  • C I, II e III.
  • D II, III e IV.

O trabalho em grupo é uma prática que bem trabalhada pode alcançar objetivos muito construtivos para o processo educacional. Porém, esta metodologia sempre apresentou muitos desafios, havendo até mesmo resistência por parte de alguns alunos para executar esta tarefa. Qual dos itens dados abaixo NÃO pode ser considerado um ponto negativo no uso desta dinâmica de trabalho?

  • A A descentralização das tarefas como instrumento para a formação da consciência do que é um trabalho em equipe.
  • B A divisão igualitária de notas quando nem todos executaram as tarefas que lhes foram atribuídas.
  • C A centralização das atividades nas mãos de um indivíduo que se destaca como liderança, mas não a exerce de forma construtiva.
  • D A falta de interação quando os integrantes não possuem afinidades.

Para Behrens (in: Moran, 2000), uma prática pedagógica que dê conta dos desafios da sociedade moderna, exige uma inter-relação entre três abordagens pedagógicas, e uma dessas abordagens é o “ensino com pesquisa”. De acordo com Behrens, a abordagem do “ensino com pesquisa”

  • A determina que o aluno receba listagens com os conteúdos das disciplinas, devendo realizar pesquisa e redação sobre os temas e entregá-las nas datas predeterminadas.
  • B facilita a recepção e a compreensão dos conteúdos por meio de um processo dialógico e, ainda, favorece a separação entre a teoria e a prática.
  • C contempla a visão de educador que propõe uma metodologia que possibilite ao aluno se apropriar, construir, reconstruir e produzir conhecimento.
  • D apresenta como pressupostos básicos a disciplinaridade, a leitura, a interpretação, o questionamento e o processo de reprodução do conhecimento.
  • E prevê um ensino aliado à pesquisa como princípio científico; trata-se de uma mudança no método de ensino sem implicações ou modificações para a postura pedagógica.
A qualidade na educação está no respeito ao direito de uma educação para todos, sendo extremamente moldada às percepções dos sujeitos e da sociedade envolvidos no contexto. O reconhecimento das diversas dimensões que constituem a qualidade na educação e a diversidade dos sujeitos envolvidos no processo faz emergir as discussões em torno da _____________ educacional. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  • A igualdade
  • B equivalência
  • C influência
  • D equidade

A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma proposta pedagógica que defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas.

A ABP funciona de uma forma bastante diferente da metodologia tradicional. Ela elimina as barreiras entre as diversas disciplinas curriculares e utiliza as contribuições das diversas áreas do conhecimento para propor e solucionar problemas.

Em termos de procedimentos, esta metodologia também traz diferenças em relação à pedagogia tradicional. O início do processo ocorre com o aluno:

  • A escolhendo o que ele quer pesquisar e montando o seu próprio grupo de trabalho.
  • B analisando um conteúdo de sua preferência e relatando suas conclusões.
  • C vivenciando uma atividade prática e fazendo anotações pertinentes à atividade.
  • D pesquisando individualmente um tema determinado pelo professor, fora da aula.
  • E entrevistando pessoas que possam contribuir com o seu projeto.