Questões de Abordagens da Educação de Surdos - oralismo, comunicação total, bilinguismo, bimodalismo e inclusão (Libras)

Limpar Busca

Atualmente, não há dúvidas em relação ao estatuto linguístico das línguas de sinais. Assim, principalmente a partir da década de 90, iniciaram-se investigações com o intuito de identificar não apenas o que era “igual”, mas também o que era “diferente” com o objetivo de enriquecer as teorias linguísticas atuais.


(QUADROS, 2006, p.169) QUADROS, R. M. Efeitos de modalidade de língua: as línguas de sinais. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 168-178, 2006. Disponível em: https://nbn-resolving.org . Acesso em: 17 nov. 2022.


Os pontos identificados como “diferentes” entre a modalidade oral e a modalidade sinalizada são:

  • A formas para primeira pessoa e não primeira pessoa - diferentes
    marcação de número nos verbos  - presente
    existência de auxiliar que expressa a relação sujeito-verbo-objeto nas construções com verbos - com concordância
  • B formas para primeira pessoa e não primeira pessoa - iguais
    marcação de número nos verbos  - ausente
    existência de auxiliar que expressa a relação sujeito-verbo-objeto nas construções com verbos - com concordância
  • C formas para primeira pessoa e não primeira pessoa - iguais
    marcação de número nos verbos  - ausente
    existência de auxiliar que expressa a relação sujeito-verbo-objeto nas construções com verbos - sem concordância
  • D formas para primeira pessoa e não primeira pessoa - diferentes
    marcação de número nos verbos  - presente
    existência de auxiliar que expressa a relação sujeito-verbo-objeto nas construções com verbos - sem concordância

No Brasil do século XIX, verifica-se a instauração da Língua Portuguesa como estratégia para desvincular o Brasil da “dependência” linguística de Portugal e França. Barbosa (2020, p. 185) destaca que “é a partir da necessidade de independência da formação linguística que vários fatos inauguram o cenário da educação e também da educação dos surdos brasileiros”.
BARBOSA, P. C. L. Análise de discurso sobre educação de surdos no século XIX: um gesto de leitura. Campinas: Pontes, 2020.
Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO se enquadrava no projeto de educação popular para os surdos.

  • A Os surdos eram encarados com números, devido ao interesse de quantificação da educação.
  • B No currículo, havia uma educação voltada para hábitos a serem praticados em um lugar social.
  • C Foram apresentados esboços da então linguagem de sinais, que foi inserida no processo de instrução dos surdos.
  • D Acreditava-se que os surdos não falavam porque eram mudos e, consequentemente, não tinham exercício mental para ser representado por meio da fala.

Sobre as metodologias de ensino de Libras para ouvintes, há uma crítica recorrente em torno do ensino centrado:

  • A Na comunicação da língua em contexto.
  • B No vocabulário isolado da língua.
  • C Nos aspectos culturais e identitários.
  • D No estudo linguístico dos sinais.
  • E Na literatura surda e gêneros textuais

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Fonte: https://aefreixo.pt/comunica/maos-que-falam/. Acesso em 21/09/2022)


As afirmativas a seguir listam procedimentos comunicativos recomendados entre ouvintes e alunos com Deficiência Auditiva (DA), à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Pedir para repetir quando não entender.
  • B Falar de frente, sem cobrir a boca ou virar-se.
  • C Fingir que entendeu e usar mímica para se comunicar.
  • D Partilhar com o aluno com DA o que está sendo dito ao redor.
  • E Usar frases curtas e objetivas para avisos e atividades a serem feitas.
Analise as afirmativas a seguir:

I. Considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – a LIBRAS.
II. Os sistemas educacionais municipais devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial do ensino da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, apenas quando ao menos 30% dos alunos do referido curso forem comprovadamente deficientes auditivos ou visuais.

Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.