Questões de Acessibilidade (Acessibilidade)

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A Lei nº 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. De acordo com a referida lei, com a Redação dada pela Lei nº 13.146/2015, na hipótese de uma pessoa portadora de deficiência não conseguir ter acesso ao primeiro andar de edifício público histórico por ausência de elevador adaptado, o tipo de barreira encontrada é

  • A de transporte.
  • B urbanística.
  • C arquitetônica.
  • D nas comunicações.
  • E nas informações.
Considerando que a escola é um espaço de inclusão e que o Brasil tem um conjunto de leis e decretos que garantem os direitos civis e de cidadania para pessoas com mobilidade reduzida, é de fundamental importância que todos os profissionais da educação tenham conhecimento sobre esse conceito. Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que: 
  • A é portadora de deficiência e necessita de cadeira de rodas
  • B tem dificuldade de locomoção devido cegueira e precisa do auxílio de outros indivíduos
  • C não tem os mesmos direitos da pessoa portadora de deficiência
  • D temporariamente, não tem os mesmos direitos legais de uma pessoa com deficiência física congênita
  • E por qualquer motivo, tem dificuldade de movimentarse, permanente ou temporariamente

Na conformidade do ideário democrático, ao longo da Constituição de 1988, estão assegurados os direitos das pessoas portadoras de deficiências nos mais diferentes campos e aspectos.
As principais causas das deficiências são:
1. Os transtornos congênitos e perinatais, decorrentes da falta de assistência ou assistência inadequada às mulheres na fase reprodutiva. 2. As doenças transmissíveis e crônicas não transmissíveis. 3. As perturbações psiquiátricas; abuso de álcool e de drogas. 4. Os traumas e lesões, principalmente nos centros urbanos mais desenvolvidos, onde são crescentes os índices de violência e de acidentes automobilísticos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Caberá ao poder público promover a inclusão, nas diretrizes curriculares da educação profissional e tecnológica e do ensino superior dos cursos de engenharia, arquitetura e correlatos, de conteúdos temáticos referentes ao

  • A elemento da urbanização.
  • B desenho universal.
  • C uso coletivo das edificações.
  • D mobiliário urbano.
  • E uso público das edificações.
Para atender à Lei nº 13.146/2015, “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”, as bibliotecas têm disponibilizado recursos que possibilitam aos portadores de necessidades especiais acessarem a informação. Assinale, entre os recursos seguintes, aquele que NÃO é um dispositivo de entrada e/ou de saída. 
  • A Teclado com sintetizador de voz.
  • B Aparelhos auditivos para pessoas com baixa audição.
  • C Luvas que transformam os movimentos das mãos (Libras) em som.
  • D Navegadores com ampliação de telas para pessoas com visão subnormal.