Questões de Acidentes de Trânsito (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Em um trecho de uma rodovia, com velocidade máxima permitida de 50 km/h, aconteceu um atropelamento e a equipe responsável realizou um levantamento do local do sinistro. Nesse levantamento, alguns dados foram obtidos:
O carro envolvido no atropelamento parou exclusivamente pela ação dos freios, ou seja, não houve colisão com qualquer obstáculo. A rampa no trecho do acidente, no sentido do percurso do veículo, é de i = 0,015 (1,5%, subindo). No momento em que o acidente aconteceu o chão estava seco e foi detectada uma marca deixada pelos pneus no asfalto, resultado da aplicação dos freios, que media 12 (doze) metros. O coeficiente de atrito (f) entre os pneus e o pavimento no local foi determinado de forma experimental com um veículo semelhante ao que se envolveu no sinistro e o valor encontrado foi f=0,423. A velocidade com que vinha o veículo no momento quando aplicou os freios é determinada pela seguinte fórmula (Brasil. DNIT - Manual de estudos de tráfego, 2006): 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Onde: Vi = velocidade com que se iniciou a ação máxima dos freios, em km/h Vf = velocidade final, no momento da imobilização do veículo, em km/h D = comprimento do trecho de frenagem a partir das marcas deixadas pelos pneus, em m f = coeficiente de atrito de frenagem i = tangente do ângulo de inclinação longitudinal do trecho de frenagem (valor negativo em descida)
Calcule a velocidade do veículo quando o motorista aplicou os freios e assinale a alternativa correta que apresenta a velocidade aproximada calculada e a situação do motorista quando o sinistro aconteceu.
  • A A velocidade do motorista era de aproximadamente 35 km/h (trinta e cinco quilômetros por hora) e ele não estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • B A velocidade do motorista era de aproximadamente 37 km/h (trinta e seis vírgula cinco quilômetros por hora) e ele estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • C A velocidade do motorista era de aproximadamente 48 km/h (quarenta e cinco quilômetros por hora) e ele estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • D A velocidade do motorista era de aproximadamente 55 km/h (cinquenta e cinco quilômetros por hora) e ele não estava obedecendo o limite de velocidade fixado
Para a segurança viária, é possível dividir os fatores de risco que aumentam a probabilidade de ocorrer um acidente em alguns grupos. Assinale a alternativa que apresenta apenas fatores de risco associados à via.
  • A Defeitos na superfície de rolamento, sinalização deficiente, interseções inadequadas, falta de iluminação em locais críticos.
  • B Defeitos na superfície de rolamento, animais vivendo nas proximidades da via, interseções inadequadas, manutenção inadequada.
  • C Desvio de atenção, falta de habilidade, conduta perigosa, falta de iluminação em locais críticos.
  • D Defeitos na superfície de rolamento, desvio de atenção, tipo de veículo, falta de iluminação em locais críticos.
  • E Defeitos na superfície de rolamento, óleo ou outro material lubrificante sobre a pista, interseções inadequadas, animais vivendo nas proximidades da via.
A colisão de veículo em movimento com um obstáculo fixo (veículo estacionado, poste, árvore, muro, gradil, defensa, guia etc.) é a definição de qual tipo de acidente de trânsito?
  • A Tombamento.
  • B Choque.
  • C Atropelamento.
  • D Colisão.
  • E Abaulamento.
O acidente de trânsito é um evento raro, aleatório e originado a partir de diversos fatores inter-relacionados, sempre precedidos de uma ou mais pessoas falharem na cooperação com seu ambiente. Segundo o Traffic Engineering Handbook, acidente é uma falha do sistema rodovia / veículo / motorista, na execução de uma ou mais operações necessárias à realização de uma viagem sem danos materiais ou pessoais, cujos fatores causais poderão ser encontrados nos pontos em que essas operações foram erradas. Supondo uma ocorrência em um determinado cruzamento com semáforo, são considerados acidentes:
I. Batida entre dois carros, tendo um veículo atravessado o semáforo vermelho. II. Colisão lateral de uma moto que fazia entrega de comidas e um veículo de passeio. III. Abalroamento de um veículo de passeio com um ônibus após o motorista atender o telefone móvel. IV. Atropelamento de um pedestre estando o semáforo com defeito, ficando os dois sinais de um cruzamento em X simultaneamente verde.

Estão corretas as afirmativas
  • A I, II, III e IV.
  • B III e IV, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D I, III e IV, apenas.
Identificar obstáculos e antever reações de usuários a eles é importante para bem desenhar uma rodovia e sua sinalização, evitando, assim, acidentes. Tomando a estrutura do usuário-padrão que um engenheiro de tráfego deve idealizar para os seus projetos, pensando em: Percepção, Identificação, Decisão e Ação, indique o que deve ser evitado no planejamento para o usuário ter segurança na identificação de situações pouco convencionais.
  • A Minimizar interferências externas.
  • B Maximizar interferências externas.
  • C Padronizar sinalizações em geometrias de viais iguais.
  • D Ter soluções geométricas iguais para problemas iguais.