Em um trecho de uma rodovia, com velocidade máxima permitida de 50 km/h, aconteceu um atropelamento e a equipe responsável realizou um levantamento do local do sinistro. Nesse levantamento, alguns dados foram obtidos:
O carro envolvido no atropelamento parou exclusivamente pela ação dos freios, ou seja, não houve colisão com qualquer obstáculo. A rampa no trecho do acidente, no sentido do percurso do veículo, é de i = 0,015 (1,5%, subindo). No momento em que o acidente aconteceu o chão estava seco e foi detectada uma marca deixada pelos pneus no asfalto, resultado da aplicação dos freios, que media 12 (doze) metros. O coeficiente de atrito (f) entre os pneus e o pavimento no local foi determinado de forma experimental com um veículo semelhante ao que se envolveu no sinistro e o valor encontrado foi f=0,423. A velocidade com que vinha o veículo no momento quando aplicou os freios é determinada pela seguinte fórmula (Brasil. DNIT - Manual de estudos de tráfego, 2006):
Onde: Vi = velocidade com que se iniciou a ação máxima dos freios, em km/h Vf = velocidade final, no momento da imobilização do veículo, em km/h D = comprimento do trecho de frenagem a partir das marcas deixadas pelos pneus, em m f = coeficiente de atrito de frenagem i = tangente do ângulo de inclinação longitudinal do trecho de frenagem (valor negativo em descida)
Calcule a velocidade do veículo quando o motorista aplicou os freios e assinale a alternativa correta que apresenta a velocidade aproximada calculada e a situação do motorista quando o sinistro aconteceu.
O carro envolvido no atropelamento parou exclusivamente pela ação dos freios, ou seja, não houve colisão com qualquer obstáculo. A rampa no trecho do acidente, no sentido do percurso do veículo, é de i = 0,015 (1,5%, subindo). No momento em que o acidente aconteceu o chão estava seco e foi detectada uma marca deixada pelos pneus no asfalto, resultado da aplicação dos freios, que media 12 (doze) metros. O coeficiente de atrito (f) entre os pneus e o pavimento no local foi determinado de forma experimental com um veículo semelhante ao que se envolveu no sinistro e o valor encontrado foi f=0,423. A velocidade com que vinha o veículo no momento quando aplicou os freios é determinada pela seguinte fórmula (Brasil. DNIT - Manual de estudos de tráfego, 2006):
Onde: Vi = velocidade com que se iniciou a ação máxima dos freios, em km/h Vf = velocidade final, no momento da imobilização do veículo, em km/h D = comprimento do trecho de frenagem a partir das marcas deixadas pelos pneus, em m f = coeficiente de atrito de frenagem i = tangente do ângulo de inclinação longitudinal do trecho de frenagem (valor negativo em descida)
Calcule a velocidade do veículo quando o motorista aplicou os freios e assinale a alternativa correta que apresenta a velocidade aproximada calculada e a situação do motorista quando o sinistro aconteceu.
- A A velocidade do motorista era de aproximadamente 35 km/h (trinta e cinco quilômetros por hora) e ele não estava obedecendo o limite de velocidade fixado
- B A velocidade do motorista era de aproximadamente 37 km/h (trinta e seis vírgula cinco quilômetros por hora) e ele estava obedecendo o limite de velocidade fixado
- C A velocidade do motorista era de aproximadamente 48 km/h (quarenta e cinco quilômetros por hora) e ele estava obedecendo o limite de velocidade fixado
- D A velocidade do motorista era de aproximadamente 55 km/h (cinquenta e cinco quilômetros por hora) e ele não estava obedecendo o limite de velocidade fixado