Questões de Ações Educativas e Culturais em Arquivologia (Arquivologia)

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Dentre os tipos de difusão que são destacados por Bellotto (2006), têm-se a difusão editorial, educativa e cultural. A respeito dessa diversidade e das atividades de mediação, tal como são citadas por Rockembach (2015), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Constitui uma difusão educativa no âmbito dos arquivos a realização de espaços de disseminação de publicações geradas pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul aos pesquisadores em geral.

( ) Um exemplo de difusão cultural no âmbito dos arquivos seria a exposição de documentos sobre a história do Rio Grande do Sul no espaço do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.

( ) A difusão editorial tem como objetivo realizar atividades de treinamento de usuários produtores de arquivos correntes, intermediários e permanentes, contribuindo para a efetividade do trabalho de acesso aos acervos.

( ) A mediação é um trabalho paralelo à difusão no âmbito dos arquivos, atuando de forma implícita e explícita, quando se trata de mediação da informação, além da mediação cultural e pedagógica/ educacional.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – F.
  • B V – V – V – V.
  • C V – F – F – V.
  • D F – V – F – V.
  • E F – F – F – F.

As instituições arquivísticas, por meio de suas funções de recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais são importantes para a construção e fortalecimento de identidades e da memória das sociedades. Elas devem promover ações culturais e educativas para que o cumprimento de suas funções sociais seja bem sucedido. No âmbito dessas atribuições deverão:

  • A priorizar ações sociais e culturais, organizando eventos, exposições e aulas públicas, de temáticas variadas, pois são as suas verdadeiras atribuições. A divulgação de conhecimento de qualquer natureza torna o tratamento documental irrelevante, diante dos benefícios do acesso ao conhecimento amplo, geral e irrestrito pela sociedade em geral.
  • B promover atividades que ampliem o seu campo de abrangência, assumindo tarefas usualmente executadas pelas bibliotecas e museus, incorporando rotinas das áreas de depósito e das reservas.
  • C promover debates e palestras a fim de divulgar os resultados das pesquisas de seus usuários e eventos de alcance da comunidade em geral, para divulgar o acervo custodiado pela instituição, suas temáticas e relações com as diferentes comunidades de onde provém os potenciais usuários do arquivo.
  • D promover a capacitação de seus funcionários e usuários para unir esforços no sentido de criar um grupo de resgate do acervo em caso de sinistros.
  • E promover debates e palestras a fim de divulgar ações para diferentes categorias de usuários, visando melhorias no funcionamento do sistema de informação implementado.

Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue o item.


Uma das atividades realizadas nos arquivos permanentes é a difusão.

  • Certo
  • Errado

Ainda que argumentando que as ações culturais e educativas são “secundárias” nos arquivos públicos e apoiando-se em experiências francesas, BELLOTTO (1991, 2006) sugere como atividade possível, principalmente para estudantes, a exposição de documentos arquivísticos alternando:

  • A informação e exposição.
  • B documentos-chave, documentos-testemunho e documentos humanos.
  • C exposição e palestra.
  • D documentos oficiais e documentos pessoais.
  • E arquivos locais e arquivos internacionais.

As instituições arquivísticas são espaços para a disseminação da cultura, para além da função de guardar e preservar os documentos. Os acervos sob a guarda dos arquivos podem se transformar em base para a criação e apresentação de atividades culturais. Assinale a alternativa que corresponde aos tradicionais tipos de ações culturais em arquivos brasileiros.

  • A Filmes, cursos e propaganda.
  • B Cursos, excursões e campanha itinerante.
  • C Visita, documentário e filme.
  • D Exposições, propaganda e excursões.
  • E Exposições, Eventos e Publicações.