Questões de Administração de Bibliotecas (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Conhecer a comunidade junto à qual o centro de informação irá atuar é essencial para o planejamento de produtos e serviços. Segundo Figueiredo (1994) citado por Cunha (2021, p. 148), “estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada”. Analise as seguintes afirmações: 


I. O planejamento e a realização dessas pesquisas exigem o rigor do método científico, de modo que a coleta de dados resulte em dados e informações confiáveis que possam ser replicadas em outros contextos.


II. O estudo de usuário é um importante instrumento de gestão, para planejamento de processos, produtos e serviços que atendam as demandas informacionais da organização à qual o usuário está vinculado.


III. Os métodos, as técnicas e os modelos utilizados como procedimentos metodológicos nas pesquisas de estudo de usuários da informação, têm sido adequados na sua maior parte para o entendimento das reais necessidades dos usuários, possibilitando identificá-las, mensurá-las e classificá-las.


IV. A necessidade de informação é manifestada pelo comportamento de busca, que deve ser considerado como uma atividade de alguém que não necessariamente esteja influenciado por um ambiente repleto de informação, ou de mensagens, para satisfazer a necessidade percebida.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e III, apenas.
  • C I, II, III e IV.
  • D II e IV, apenas.

De acordo com Almeida (2005), a atividade de planejamento da unidade de informação deve estar coerente com os objetivos e estratégias definidos pela direção da organização e não navegar na direção oposta. Do ponto de vista das atividades, ou de sua abrangência, o planejamento pode ser incluído em categorias de: espaço físico, organizacional, produtos, recursos, operações, acompanhamento e avaliação e global.
Com relação às categorias, qual se refere à categoria organizacional?

  • A Planejamento do espaço e programa de necessidades físicas para a unidade de informação.
  • B Esboço da estrutura que permita que os objetivos previstos sejam alcançados.
  • C Produtos e serviços que se pretendem oferecer ao público.
  • D Recursos humanos, materiais e financeiros.
  • E Combinação de todos os planos existentes na organização e o processo pelo qual todos os planos internos se integram ao seu planejamento estratégico.
Considerando os centros de documentação como instituições de memória e de salvaguarda de acervos, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “Em decorrência de suas finalidades, os centros de documentação se constituem de fundos documentais acumulados de forma orgânica a partir de fonte geradora única.”
PORQUE
II. “São órgãos colecionadores especializados em uma área de conhecimento e a partir disso é feita a seleção de seu acervo e a definição de suas funções de pesquisa, bem como a composição de sua equipe técnica e científica.”
Assinale a alternativa correta.
  • A As duas afirmativas são falsas.
  • B A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • C A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • D As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • E As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Um elemento que deve ser observado por uma biblioteca que definiu a usabilidade como critério de seleção de conteúdos digitais é a ocorrência de
  • A interface interativa.
  • B política de arquivamento.
  • C possibilidade de acesso remoto.
  • D geração automática de referências.
O diagnóstico de uma biblioteca especializada mostrou que sua estrutura adota a departamentalização por funções e que os serviços-meio e os serviços-fim são desempenhados em setores diferentes. De acordo com essa situação, as atividades realizadas pela biblioteca estão agrupadas nos seguintes departamentos:
  • A Gerência do Acervo; Biblioteca Digital; Referência e Empréstimo; e, Pesquisa.
  • B Desenvolvimento de Coleções; Periódicos; Processos Técnicos; e, Atendimento ao usuário.
  • C Administração; Desenvolvimento e Organização do Acervo; Coleções Especiais; e, Referência e Informação.
  • D Formação e Desenvolvimento de Coleções; Processamento Técnico; Referência e Circulação; e, Administração.