Questões de Administração Pública burocrática (Administração Pública)

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Sobre gestão de projetos, analise as afirmativas a seguir.
I. A forma de gerir os serviços públicos é diferente da adotada no setor privado em virtude de peculiaridades estruturais. Destaca-se que o setor privado é constituído por pessoas (físicas ou jurídicas) que envidam esforços na produção de bens e serviços, os quais trocam por valores monetários que permitem sua sobrevivência. Esse fato justifica os esforços na busca pela eficiência, tendo a lucratividade como objetivo a ser perseguido. No setor público, o objetivo não é o lucro, mas, sim, primordialmente, atender às necessidades da sociedade que, via de regra, é patrocinadora dos meios, via tributos a ela aplicados.
II. Para um gerenciamento de projetos ser minimamente viável, no planejamento devem ser definidos, de maneira clara e detalhada, o objetivo que se pretende atingir, que entregas serão feitas e em qual prazo, quais atividades a cumprir, quais recursos serão empregados e de onde eles virão.
III. Um projeto deve ter um líder, denominado “gerente do projeto”. Ele deve ser, obrigatoriamente, um gerente funcional da estrutura burocrática, o que fatalmente se constituirá em considerável desafio e limitações decorrentes das características próprias da gestão de projetos, essencialmente flexíveis e dinâmicas, em contraste com processos altamente normatizados e hierarquizados da administração pública.
Está correto o que se afirma em
  • A I, II e III.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
A Administração Pública brasileira, em sua trajetória, passou por diferentes modelos de gestão. Dentre esses modelos, temos o modelo patrimonialista, o burocrático e o gerencialismo. Com base nos conceitos teóricos dos diferentes modelos de gestão, assinale a alternativa que complementa corretamente a informação apresentada.
  • A O modelo burocrático foi implantado de maneira uniforme em todo país, com o objetivo de evitar ou eliminar as disfunções burocráticas
  • B O modelo gerencialista adotou critérios de mérito, desempenho e eficiência na gestão pública de forma centralizada e equilibrada entre todos os entes federados
  • C Na gestão pública contemporânea, é possível elencar boas práticas gerenciais. Contudo, ainda é possível perceber resquícios negativos da internalização das normas e da burocracia excessiva
  • D O modelo patrimonialista não é mais presente na Administração Pública brasileira, dado que outros modelos de gestão foram implementados ao longo das décadas em busca do aperfeiçoamento da gestão pública
  • E O gerencialismo é considerado a última fronteira da Administração Pública, não havendo outro modelo de administração em implantação no país

As reformas do aparelho de Estado no Brasil, no século XX, visaram a substituir o patrimonialismo pela burocracia e, posteriormente, a burocracia pelo gerencialismo.
Frente ao gerencialismo, a burocracia mostra-se limitada por sustentar-se em

  • A autonomia de gestão de recursos humanos, materiais e financeiros para alcance de objetivos.
  • B controle a posteriori de resultados para garantia de entrega de serviços.
  • C controle de procedimentos a priori como finalidade máxima da ação.
  • D descentralização e redução de níveis hierárquicos como flexibilização estrutural.
  • E participação de agentes privados, com e sem fins lucrativos, na garantia do interesse da coletividade.

Referente às três formas de Administração Pública (BACHTOLD, 2008, p. 95-96), associe cada forma à sua respectiva definição.

FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO 1 - Patrimonialista 2 - Pública Burocrática 3 - Pública Gerencial
DEFINIÇÕES ( ) o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder soberano. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada da res principis. ( ) emerge na segunda metade do século XX como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado. Orienta-se predominantemente pelos valores de eficiência e de qualidade na prestação de serviços. ( ) surge da segunda metade do século XIX, na época do Estado Liberal, como forma de combater a corrupção. Constituem princípios orientadores de seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, os controles administrativos.
A sequência correta dessa associação é

  • A 1, 2, 3.
  • B 1, 3, 2.
  • C 2, 1, 3.
  • D 2, 3, 1.
  • E 3, 1, 2.
O fim da República Velha determinou o fim do chamado “Estado Policial”. Um novo modelo, que fosse capaz de promover a intervenção nos padrões de organização foi responsável pelo primeiro quadro administrativo para o Estado brasileiro. A administração passava a assumir um papel de agente e promotora do crescimento econômico, cercada de uma estrutura legal atuante com ministérios, órgãos centrais fortes, instrumentos legais para atuação e controle. Era a introdução do chamado modelo: 
  • A Clássico.
  • B Burocrático.
  • C Racional-legal.
  • D Pós-burocrático.
  • E Desenvolvimentista.