Questões de Alfabetização e Letramento (Pedagogia)

Limpar Busca
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
Analisando o panorama educacional do Brasil desde o final do século XIX, percebe-se que, ao se falar de leitura e escrita, logo se pensa em alfabetização. E, ao se pensar em alfabetização, surge um embate: qual é o método mais adequado? Foram muitas as tentativas de se encontrar o melhor, pois se acreditava que a previsão, o planejamento e a elaboração de materiais diversificados poderiam se viabilizar com mais sucesso por meio de determinado método. Considerando os estudos desenvolvidos em torno dos métodos de alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Devemos considerar que é um fato incontestável que só a partir da descoberta do princípio alfabético e das convenções ortográficas será formado um leitor e escritor autônomo. ( ) Alfabetizar letrando ou letrar alfabetizando pela integração e pela articulação das várias facetas da aprendizagem inicial da língua escrita é o caminho para superação dos problemas que estamos enfrentando nesta etapa da escolarização. ( ) Uma prática pedagógica centrada no estudo das correspondências fonográficas garante uma alfabetização de qualidade, pois é dessa forma que a criança se apropria do princípio alfabético. ( ) O desafio que se coloca hoje para os professores é o de conciliar a alfabetização e o letramento, de modo a assegurar aos alunos a apropriação do sistema alfabético- -ortográfico e a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. ( ) Para o ensino da escrita, os métodos analíticos valorizam o desenho correto das letras, trabalhando a escrita cursiva desde o início da alfabetização e priorizando a caligrafia, a ortografia e o treino da escrita.
A sequência está correta em 
  • A V, V, V, V, V.
  • B F, V, F, V, V.
  • C V, F, V, F, F.
  • D F, F, F, F, F.
O processo de alfabetização deve estimular a criança a falar e a ouvir, por meio de atividades lúdicas. Em relação à escrita, a curiosidade sobre os textos escritos deve ser estimulada na criança, pois ela construirá uma concepção de língua escrita após a iniciação da cultura escrita. Portanto, é nos primeiros anos do ensino fundamental que a criança irá aprofundar os seus conhecimentos sobre linguagens. Ela deve adquirir o sistema de escrita alfabético e desenvolver habilidades de leitura e escrita, a partir de quatro práticas de linguagem; assinale-as.
  • A Pré-silábico; silábico; alfabético; e, ortográfico
  • B Leitura/escuta; escrita; oralidade; e, análise linguística/semiótica.
  • C Codificação; decodificação; oralidade; e, análise linguística/semântica.
  • D Leitura/escuta; ortografia; consciência fonológica; e, consciência semiótica.

Em conformidade com TEBEROSKY e COLOMER, sobre o processo de alfabetização, analisar os itens abaixo:
I. A utilização da segmentação silábica como procedimento para escrever indica um avanço na compreensão da estrutura do sistema, já que supõe o passo da etapa da escrita silábica rumo a uma escrita pós-silábica. II. Através do procedimento de segmentação da palavra em sílabas, as crianças começam a trabalhar cognitivamente com a representação dos sons e chegam a compreender que as letras remetem às partes da palavra, isto é, às sílabas. III. Em um determinado momento, a criança é capaz de realizar uma análise interna da sílaba, o que dá lugar a uma escrita silábico-alfabética. Posteriormente, a criança fará uma representação exaustiva e sistemática de todos os componentes sonoros da escrita alfabética.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens II e III.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Todos os itens.

A erradicação do analfabetismo absoluto e a redução do analfabetismo funcional estão entre as metas do plano municipal de educação de Joinville. Assinale a opção que apresenta uma das estratégias, na educação de jovens e adultos (EJA), para que essas metas sejam atingidas.

  • A Implantar centro de educação de jovens e adultos na modalidade de educação à distância.
  • B Criar, nas escolas de EJA, turmas específicas de idosos para trabalhar temas do envelhecimento e da velhice.
  • C Adotar o sistema nacional de avaliação da educação básica para aferição do nível de alfabetização da EJA.
  • D Incentivar ações que visem ao desenvolvimento de modelos adequados às necessidades específicas da EJA.
  • E Obrigar empresas públicas ou privadas a adotar flexibilidade de trabalho para pessoas matriculadas na EJA.

Em relação à alfabetização e ao letramento, assinale a opção correta.

  • A As hipóteses elaboradas pelas crianças em seu processo de construção de conhecimento da leitura não são idênticas em uma mesma faixa etária.
  • B Na aprendizagem da leitura e escrita, as crianças cometem “erros”, os quais são vistos como faltas ou equívocos e devem ser corrigidos, pois podem prejudicar a evolução no processo de aprendizagem das crianças.
  • C Escrever com “erros” não permite às crianças avançarem, uma vez que só escrevendo corretamente é possível desenvolver o letramento.
  • D A atividade de leitura em sala de aula exige a realização de atividades subsequentes, como o desenho dos personagens, a resposta de perguntas sobre a leitura e a dramatização das histórias.
  • E Linguagem oral não deve ser tida como conteúdo, não exige o planejamento da ação pedagógica, pois as situações de fala, escuta e compreensão da linguagem acontecem no cotidiano da sala de aula e influenciam de maneira não intencional a leitura e escrita.