- A Classes de sistema e classes persistentes.
- B Classes de interface e classes de sistema.
- C Classes de processo e classes de atributos.
- D Classes do domínio de negócio e classes de sistema.
Um Técnico participou do levantamento de requisitos de um novo sistema do Tribunal. Devidamente autorizado, ele se inseriu no ambiente de trabalho em que o sistema seria utilizado e observou o trabalho diário, anotando as tarefas reais. Seu principal objetivo era descobrir requisitos de sistema implícitos, que refletissem os processos reais nos quais as pessoas estão envolvidas, ao invés de processos formais. Além destes requisitos, ele também coletou os requisitos derivados da cooperação e conscientização das atividades de outras pessoas envolvidas. O Técnico estava colocando em prática a técnica de levantamento de requisitos denominada
Ao levantar os requisitos necessários para a implantação de um workflow em uma empresa, a equipe responsável percebeu que o requisito mais importante era a facilidade de definir o processo, sendo a flexibilidade mais relevante que a produtividade. Também era desejado que as definições de processos fossem criadas com formulários.
Nesse caso, o tipo de workflow mais adequado é o
Considere que uma aplicação embasada em uma planilha eletrônica fornecida comercialmente tenha sido desenvolvida para o registro de frequência e de notas dos participantes de treinamentos de determinada empresa. Considere, ainda, que essa aplicação calcule automaticamente a média das notas parciais e o percentual de faltas dos alunos a partir dos dados fornecidos pelo instrutor de cada turma e que a comunicação de dados deva assegurar que cada instrutor receba a relação de seus alunos para acompanhamento e que transmita para a secretaria os resultados registrados. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
Para atender os requisitos de comunicação, o analista de serviços de TI pode sugerir o uso de ferramentas automatizadas (.middlewares) para a construção da aplicação distribuída com base nos dispositivos com chamada remota de procedimento (RPC), tais como os middlewares CORBA, Java RMI, IDL ou SOAP.