Questões de Aprendizagem Organizacional (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca
Assinale a alternativa que apresenta o processo de aprendizagem de longo prazo que motiva os membros da organização, cria perspectivas de evolução e contribui para a melhoria dos resultados.
  • A Avaliação de desempenho.
  • B Orientação.
  • C Treinamento.
  • D Desenvolvimento pessoal.
  • E Desenvolvimento organizacional.

O desenvolvimento de recursos humanos é um conceito que envolve um conjunto de estratégias de gestão de pessoas. No cenário atual, os pressupostos teórico-metodológicos nas ações de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhados com:

  • A pré-requisitos, conteúdos e instrumentos de avaliação de resultados;
  • B ações de informação, instrução e experiências de sala de aula;
  • C intenção de melhoria, meios de instrução e variedade de tecnologias;
  • D objetivos instrucionais, eficácia do treinamento e diferentes abordagens;
  • E planejamento estratégico, projeto pedagógico e projeto instrucional.
O processo de aprendizagem em circuito duplo, segundo Chris Argyris (Motta e Vasconcelos, 2006), pressupõe
  • A a melhoria contínua de processos organizacionais, via a detecção do erro e sua correção.
  • B a construção de conhecimento sem o questionamento dos valores de base de um sistema ou de suas etapas de funcionamento.
  • C a estabilidade e a formação de uma comunidade de conhecimento organizacional com valores predominantes e duradouros.
  • D uma associação nefasta ao tipo ideal de organização mecânica, ancorada no modo taylorista de produção.
  • E a percepção e exploração do ambiente e o acesso a novas informações.

O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas:

I. Condicionamento clássico;

II. Condicionamento operante;

III. Aprendizagem por observação;

IV. Aprendizagem por memorização;

V. Aprendizagem por repetição.

Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas 

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C I, II e V.
  • D II, III e IV.
  • E II, III e V.
De acordo com a metodologia de PHILLIPS ROI, há cinco níveis definidos na avaliação de um treinamento que devem ser observados: I. Reação. II. Aprendizagem. III. Aplicação. IV. Impacto. V. Retomo sobre o investimento. Faça a correspondência correta: ( ) Analisa os ativos intangíveis provenientes do programa de educação corporativa. ( ) O Gestor vai analisar os dados representativos coletados e listar as habilidades conquistadas e os ganhos de conhecimento do programa de educação corporativa aplicado. ( ) O objetivo é levantar como o programa de educação corporativa tem influenciado positivamente a empresa e quais os impactos tem ocasionado nos negócios de uma forma geral. ( )São levantadas a satisfação do participante com o programa de treinamento e sua reação a essa experiência. ( ) Avalia efetivamente como e com qual frequência o conhecimento adquirido por meio das ações de educação corporativa é utilizado pelos profissionais.

  • A A sequência correta é: III-1- IV- II- V.
  • B A sequência correta é: I- II- III- IV- V.
  • C A sequência correta é: V- IV- III- II-1.
  • D A sequência correta é: II- IV- V- III-1.
  • E A sequência correta é: V- II- IV-1- III.