Questões de Aprovação (Comunicação Social)

Limpar Busca

A agência de publicidade é uma empresa responsável pela criação, pelo planejamento, pela produção e pela veiculação de campanhas publicitárias. Trata-se de um tipo de agência que gerencia todos os processos relacionados à propaganda. Assinale a alternativa que apresenta a função do profissional que é responsável por fazer a ponte entre empresas e clientes, desde a coleta de informações sobre o mercado, a elaboração de briefings de campanha, até a aprovação da campanha.

  • A mídia
  • B atendimento
  • C planejamento
  • D social media
  • E criação

De acordo com Sant’Anna, Rocha Júnior e Garcia (2015), toda agência tem histórias sobre boas propostas que foram tão alteradas por todos os envolvidos no processo de aprovação que seu resultado final se tornou absolutamente agradável a todos, mas ineficiente no mercado. Segundo os autores mencionados, há sete exigências para o anunciante-cliente; sendo assim, assinale a opção que NÃO apresenta uma dessas exigências.

  • A Que haja um respeito mútuo e que o relacionamento se mantenha nos limites profissionais. O cliente deve julgar que a agência é mais eficiente do que ele no que diz respeito à criação, planejamento, mídia e outros assuntos de comunicação.
  • B Que o anunciante conceda à agência prazos suficientes para a realização de um bom trabalho. Os profissionais da área entendem que há ocasiões especiais, em que a oportunidade é fator essencial e os prazos são bem curtos.
  • C Que a verba seja compatível com os resultados esperados e que haja o senso da medida. Para participar de uma competição, é preciso ter consciência dos esforços que os competidores poderão realizar.
  • D Que o anunciante saiba respeitar o direito de opinião da agência. O direito da agência de dizer "não" é um ponto muito importante no relacionamento cliente-agência.
  • E Que o cliente entenda que a propaganda é um negócio e a agência, uma empresa, que, como a sua, tem direito ao lucro. Assim, as regras relativas ao dinheiro não devem ser delimitadas, deixando-as em aberto para novas idéias que surgirem.

A produção de um filme publicitário envolve um grande número de profissionais de uma agência, entre eles o diretor de arte, responsável

  • A pela relação e contatos profissionais com produtoras de filmes.
  • B pela qualidade criativa da agência realizadora.
  • C pelos aspectos visuais e estéticos das peças de propaganda.
  • D por gerenciar a relação entre agência e cliente.
  • E por desenvolver o plano de comunicação.

Dentro de uma agência de comunicação existem dois tipos de função: as chamadas atividades-fim, que lidam diretamente com a propaganda como o planejamento, atendimento, criação e mídia; e as atividades-meio, como tráfego, serviços de arquivo e documentação artística, gestão administrativa e contábil. Tais atividades dão suporte às atividades-fim.
A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando o tipo de atividade a suas atribuições, conforme descrito por Armando Sant’anna et al. em seu livro Propaganda – teoria, técnica e prática.
COLUNA I
1. Atendimento / contato 2. Planejamento 3. Criação
COLUNA II
( ) No passado,era a área responsável por pesquisas. Hoje tem a liderança do pensamento estratégico do time da agência. É responsabilidade desse profissional a geração dos insights criativos que deverão balizar a campanha e apontar o norte a ser seguido. ( ) Costuma-se dizer que esse profissional de uma agência desempenha uma dupla função: em relação aos clientes que lhe são destinados representando a agência; em relação aos serviços internos da agência, representando os clientes. Esse profissional, ainda, conhece os principais fundamentos da comunicação e as principais características dos mercados onde as marcas ou os produtos atuam. ( ) Esse profissional tem destaque dentro da agência. É ele que busca manter pertinente o público-alvo ao perfil da marca. Ele busca dar sentido inovador e gerar na mente do público empatia pela marca.
Assinale a sequência CORRETA.

  • A 1 2 3
  • B 3 2 1
  • C 2 3 1
  • D 2 1 3