Questões de Arranjo (Arquivologia)

Limpar Busca

Miguel e Helena são os novos arquivistas da ALMG. Na última sexta-feira, eles foram participar de uma ação de cooperação técnica interinstitucional em uma Câmara Municipal no interior de Minas Gerais e encontraram uma massa documental acumulada na seguinte situação:

- Falta espaço físico para a guarda dos documentos devido ao grande volume documental. A guarda dos documentos é feita, de forma amontada, no almoxarifado e na garagem do prédio.

- A transferência dos documentos para o local se dá, principalmente, por questões relacionadas com o espaço físico nos setores de origem e com o encerramento do ano em que os documentos foram produzidos ou recebidos.

- Não existe distinção entre os documentos arquivísticos provenientes da Câmara e os arquivos pessoais de 3 ex-presidentes da instituição, já falecidos, doados pelos familiares.

- Não existe distinção entre os documentos de guarda eventual, temporária e permanente.

- Não existe padronização na organização, porque os servidores não aprenderam a utilizar o instrumento. Quando organizados, os documentos estão por assuntos, por espécies documentais, por gênero ou por ato de recebimento ou expedição.


Considerando o texto acima e a terminologia arquivística, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) É preciso aplicar o princípio da proveniência, separando os documentos provenientes da Câmara Municipal e os arquivos pessoais de cada expresidente.


( ) A Câmara Municipal tem 4 fundos, a saber: os documentos arquivísticos da Câmara Municipal compreendem um fundo fechado e os arquivos pessoais dos ex-presidentes compreendem 3 fundos abertos.


( ) É melhor manter os documentos organizados por assuntos, gêneros, espécies e ato de recebimento ou expedição e providenciar a microfilmagem, pois é preciso manter o respeito aos fundos e promover uma política de acesso.


( ) É preciso ensinar sobre a teoria das três idades para os servidores da Câmara Municipal, elaborar uma tabela de temporalidade e destinação de documentos para a instituição e diretrizes para a eliminação, a transferência e o recolhimento dos documentos


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A F V F V.
  • B V F F V.
  • C V F V V.
  • D V V V V.

Leia o texto a seguir.

“A captura consiste em declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD [...].”

    Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. 2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2022, p. 56.


De acordo com a versão 2 do e-arq Brasil, adotada pelo CONARQ em junho de 2021, são ações de captura em um SIGAD: 

  • A arranjo, avaliação, transferência, recolhimento e descrição.
  • B pesquisa, elaboração de documentos, tramitação, organização e controle de acesso.
  • C rastreamento, localização, recuperação, destinação e armazenamento.
  • D registro, classificação, indexação, atribuição de restrição de acesso e arquivamento.

Considerando os conceitos, as práticas e as legislações arquivísticas, julgue o item.

Schellenberg define o conceito de arranjo documental como o processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e também como o agrupamento de tais unidades entre si, em uma relação de mesmo modo significativa, referindo-se a uma operação realizada, eminentemente, nos arquivos intermediários e permanentes.

  • Certo
  • Errado

A ordenação dos arquivos permanentes deve ser feita por fundos. Se existe um numeroso material a ser arranjado, a partir do seu estudo como conjunto administrativo funcional deve ser feito

  • A um quadro de arranjo.
  • B um instrumento de pesquisa.
  • C um plano prescricional.
  • D uma tabela de temporalidade.
  • E um guia de pesquisa.

“A operação do arranjo resume-se à ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações [...] obedecendo a critérios que respeitem o caráter orgânico dos conjuntos interna e externamente.”
Sobre os fundamentos do arranjo arquivístico, é INCORRETO afirmar:

  • A A sistemática do arranjo inicia-se, materialmente, com o recolhimento.
  • B O arranjo deve ser baseado na forma administrativa, ainda que o arquivo permanente vise atender ao pesquisador.
  • C O arranjo é uma operação ao mesmo tempo intelectual e material.
  • D O levantamento prévio das estruturas governamentais não é fator preponderante para a fixação do quadro de arranjo.
  • E O processo do arranjo propriamente dito é iniciado a partir do recolhimento, se não se conservar a classificação que o documento já tinha na primeira idade.