Questões de Arte e Tecnologia (Educação Artística)

Limpar Busca
“A câmera digital, geralmente, tem uma definição bastante diferente da câmera fotográfica tradicional, mas proporciona ao aluno trabalhar essa ‘indefinição’ como elemento artístico tão consistente quanto a ‘definição’ da câmera tradicional. O scanner pode transferir para o computador tanto uma imagem já impressa quanto a imagem de objetos sobre ele depositados. A imagem reproduzida por fotocópia (xerox) pode direcionar para um trabalho em que o foco desejado seja o forte contraste, por exemplo. O vídeo coloca a imagem em movimento, podendo esse movimento tanto ser produzido pelo próprio objeto da imagem quanto pela sequência de tomadas de imagens estáticas. O computador abre as portas para um sem-número de capturas de imagens e informações via Internet.”
Adaptado de PIMENTEL, Lucia Gouvêa. “Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2012.
O trecho acima discorre sobre as potencialidades dos recursos tecnológicos para o ensino de arte, no que diz respeito à visualidade.
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente o que é afirmado no trecho.
  • A Os recursos tecnológicos mais avançados são mais adequados para utilização no ensino.
  • B A facilitação propiciada pela Internet torna obsoleta a necessidade de educação artística.
  • C O avanço tecnológico vai no sentido inverso da riqueza da capacidade de expressão
  • D Os recursos tecnológicos de cada tipo oferecem possibilidades expressivas únicas.
  • E As tecnologias analógicas oferecerem maiores vantagens estéticas em relação às digitais.

Sobre a interação entre a Arte e o Meio Ambiente, julgue as frases abaixo. I.O meio ambiente se coloca como uma importante fonte de conhecimento para as produções artísticas. II.No campo da arte-educação, estabelecer uma interface indivíduo-natureza-cultura pode cooperar para o desenvolvimento de ações de melhoria para o meio ambiente. III.Uma proposta para as aulas de Arte seria pedir para que alunos tirassem fotografias de seu bairro e analisassem quais espaços precisam de melhorias em termos de paisagismo.
Estão CORRETAS as seguintes proposições:

  • A Apenas II e III.
  • B Apenas I e II.
  • C I, II e III.
  • D Apenas I e III.
A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.” (PCN’s, pág.53). Qual das alternativas abaixo não é produto da música?
  • A Composições.
  • B Improvisações.
  • C Interpretações.
  • D Ilustrações.

A qualidade de enxergar não pressupõe que o sujeito tenha desenvolvido plenamente a capacidade de interpretação e/ou percepção dos elementos de uma imagem, de modo que a linguagem visual tornou-se um importante tema das pesquisas em arte/educação, cada vez mais presente nas aulas de arte, tanto nos espaços formais quanto informais. A respeito dos estudos em linguagem visual, assinale a alternativa correta.

  • A Os estudos garantem que, durante as aulas de arte, o professor traga apenas obras consagradas por museus e galerias para análise e interpretação dos alunos.
  • B Ao longo da história da arte, muitos recursos visuais foram utilizados para impressionar o olhar das pessoas e, dessa forma, conquistá-las. Porém nunca com a finalidade de manipulação política ou religiosa, apenas de cunho ornamental.
  • C As atuais gerações entram em contato com diversas linguagens visuais no seu dia a dia e a disciplina de arte se adaptou a essa realidade, excluindo do currículo as produções artísticas que não se encaixam mais no contexto dos alunos.
  • D A linguagem visual é uma área de estudo explorada desde o Renascimento. O termo cunhado por Leonardo da Vinci o levou a desenvolver a técnica do sfumato, consagrada na obra Mona Lisa.
  • E É cabível que as aulas de arte busquem recursos visuais diversos a fim de expandir o repertório imagético e amparar o que se chamou de alfabetismo visual, contribuindo com uma leitura de imagem com alcance para além das preferências pessoais de cada indivíduo.

A professora Ana Mae Barbosa adaptou a teoria norteamericana a respeito do ensino de arte na escola ao contexto brasileiro, apontando três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem (obra de arte) e a história da arte. Para a autora, a escola é o lugar que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em na nação brasileira. Analise as afirmativas a seguir sobre o fazer artístico na escola, segundo Ana Mae, em seu livro Teoria e Prática da Educação Artística (1990).

I. A qualidade do ensino da arte na escola está literalmente associada ao método livre auto expressão. O método surgiu para atingir uma liberação emocional e para garantir o desenvolvimento da criatividade.

II. É necessário que se estabeleça uma ponte entre o trabalho de ver e apreciar a arte como produto da atividade do artista. Na educação, os modos de ver a arte de dentro e de ver a arte de fora se completam.

III. É de suma importância permitir a reflexão acerca da internalização do tempo na estrutura da obra, ou melhor, da intercessão do nível diacrônico com o nível sincrônico.

Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.