Questões de Artes Corporais (Artes Visuais)

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Os seguintes temas, fazem parte do Processo Lúdico, segundo Vianna:

  • A Pés, Calcâneo, Púbis.
  • B Articulações, Peso, Escápula.
  • C Presença, Apoio, Resistência.
  • D Sacros, Escápulas, Oposição.
  • E Cotovelos, Mãos, Pés.

Considere o texto abaixo:
A Arte Contemporânea é:
… um rompimento em relação à pauta moderna, o que é lido por alguns como o início do pós-modernismo. Impossível pensar a arte a partir de então em categorias como "pintura" ou "escultura". Mais difícil ainda pensá-la com base no valor visual, como quer o crítico norte-americano Clement Greenberg. A cena contemporânea - que se esboça num mercado internacionalizado das novas mídias e tecnologias e de variados atores sociais que aliam política e subjetividade (negros, mulheres, homossexuais etc.) - explode os enquadramentos sociais e artísticos do Modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum: são, cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia. As obras articulam diferentes linguagens - dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura etc. -, desafiando as classificações habituais, colocando em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte.
(https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo354/arte-contemporanea - Acesso em: 28 de junho de 2022)

Neste contexto, a partir de uma leitura sobre a Arte Contemporânea, identifique as afirmativas abaixo que estão coerentes em termos de terminologia e de descrição como VERDADEIRAS ( V ) e as que não são condizentes como FALSAS ( F ).

( ) Na Arte Correio, os artistas se apropriam dos meios de comunicação postais para a formulação de redes políticas.
( ) Na Arte Conceitual, os conceitos são a matéria da arte e por isso ela estaria vinculada à linguagem. O mais importante para a Arte Conceitual são as idéias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância.
( ) A Land Art inaugura uma nova relação com o ambiente moderno específico das cidades, a paisagem a ser captada e representada, um manancial de forças e instintos passível de expressão plástica, a cidade agora é o locus da arte.
( ) Pós-minimalismo é um desdobramento crítico do minimalismo; trata-se de pensar em desenvolvimento de princípios gestados no interior mesmo do minimalismo, ainda que a ênfase dos trabalhos realizados aponte no sentido da formação de uma nova sensibilidade.
( ) Performance é a forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. A Performance liga-se ao De Stijl, sendo que neste movimento o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público.

Assinale a sequência CORRETA. 

  • A V • V • V • V • V
  • B V • V • F • V • F.
  • C V • F • V • F • V.
  • D F • V • F • V • F.
  • E F • F • F • V • F.

Os excertos a seguir fazem parte de documentos orientadores curriculares para o ensino de Arte.


“No transcorrer das quatro séries do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, perante a sua produção de arte e o contato com o patrimônio artístico, exercitando sua cidadania cultural com qualidade.”

Parâmetros Curriculares Nacionais, 2001, p. 95.


“Ao longo do Ensino Fundamental, os alunos devem expandir seu repertório e ampliar sua autonomia nas práticas artísticas, por meio da reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos e seus elementos constitutivos e também sobre as experiências de pesquisa, invenção e criação.”

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 197.


Sobre a avaliação dos alunos no ensino de Arte, considere as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  • A Ao avaliar, o professor de Arte realiza atividades diagnósticas periodicamente, com o intuito de identificar como os alunos interagem em suas práticas artísticas, bem como para verificar o desenvolvimento da produção de arte realizada.
  • B A avaliação em Arte habitualmente dá-se ao término das etapas escolares e considera o conjunto dos conteúdos artísticos aplicados no período, de modo que os professores analisem globalmente o desenvolvimento da aprendizagem.
  • C Avaliar em Arte significa identificar e verificar o desenvolvimento técnico das habilidades artísticas dos alunos, com o propósito de mensurar o conhecimento adquirido através das experiências vivenciadas e da produção elaborada.
  • D No ensino de Arte, a avaliação dos alunos ocorre gradualmente de forma diagnóstica, de acordo com critérios e características específicas de cada linguagem artística, com a finalidade de constatar o conhecimento assimilado.

“Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação”.

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 197.


O trecho cita “seis dimensões apresentadas anteriormente”. Essas dimensões, conforme a Base Nacional Comum Curricular, se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola.


Assinale a alternativa que apresenta as seis dimensões do conhecimento para o ensino de Arte.

  • A Contextualização, Criação, Crítica, Estesia, Fruição e Reflexão.
  • B Apreciação, Crítica, Expressão, Estesia, Interação e Produção.
  • C Criação, Crítica, Estesia, Expressão, Fruição e Reflexão.
  • D Apreciação, Criação, Crítica, Expressão, Percepção e Produção.

“Os conhecimentos, processos e técnicas produzidos e acumulados ao longo do tempo em Artes visuais, Dança, Música e Teatro contribuem para a contextualização dos saberes e das práticas artísticas”.

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 193


As proposições de Rudolf Laban que se fundamentam na conscientização corporal pautam e caracterizam o ensino da linguagem artística da Dança. A BNCC, ao citar a Dança, amplia as possibilidades de práticas e experiências a serem desenvolvidas na escola.


Diante disso, sobre a Dança no contexto escolar, podemos afirmar. 

  • A O professor de Dança, ao aplicar os pressupostos de Laban nas práticas escolares, especificamente no componente espaço, considera os elementos de planos, níveis, relacionamentos e articulações, objetivando uma consciência corporal e social.
  • B A prática da Dança no ambiente escolar possibilita a autoconscientização corporal através do movimento e ação, componentes estruturais presentes na teoria de Laban capazes de desenvolver a percepção e expressividade estética.
  • C O ensino de Dança segue um modelo metodológico baseado na valorização do processo coreográfico, da improvisação e da aplicação de técnicas, auxiliando na aprendizagem e na construção de múltiplos saberes estéticos.
  • D O ensino da Dança no ambiente escolar proporciona a vivência de diversas experiências expressivas, estabelecendo relações individuais, com os outros, com o tempo e o espaço, contribuindo para a percepção e formação de novos saberes.