Questões de Articulação entre os Conteúdos de Ciências e os Temas Transversais (Ciências)

Limpar Busca

No dia 26 de dezembro de 2004, quando a terra tremeu sob as águas do Oceano Índico, poucos podiam imaginar o alcance e a gravidade das consequências. O tsunami — uma série de ondas gigantes — atingiria 14 países, a maioria na Ásia, com uma força devastadora. Em meio à destruição, 226 mil pessoas morreram, e paisagens inteiras foram transformadas. Não se tratava apenas da mais marcante tragédia causada pela natureza no século XXI. Segundo as Nações Unidas, era o “pior desastre natural já registrado”.
Internet: <bbc.com>(com adaptações).
Sabendo-se que os fenômenos geológicos como terremotos e tsunamis são resultado de agentes formadores e transformadores do relevo, assinale a opção que indica o principal agente interno de modificação do relevo do planeta.

  • A alternâncias de temperatura
  • B erosão
  • C meterorização
  • D intemperismo
  • E tectonismo

Há diversas abordagens que podem ser utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem. Algumas são consideradas defasadas e até mesmo inadequadas, como a tradicional e a comportamentalista (ou behavorista); outras cuja popularidade no ensino vai e vem, como a construtivista, a sociocultural, a humanista e a sociointeracionista.
                     Linsingen. Metodologia de ensino de ciências e biologia. Florianópolis, 2010 (com adaptações).
Considerando as características dessas diferentes abordagens, assinale a opção que descreve a abordagem segundo a qual o processo de ensino-aprendizagem envolve o diálogo e grupos de discussão em temas geradores extraídos da prática de vida dos educandos.

  • A sociocultural
  • B comportamentalista
  • C tradicional
  • D construtivista
  • E humanista

No estudo de Ciências a importância dos alunos tem seu papel, uma vez que como sujeitos, os mesmos estão inseridos no meio natural (âmbito científico), no meio artificialmente construído (âmbito tecnológico) e no meio social (âmbito social) o que desse modo podem ter condições de avaliar e participar das decisões que interferem no seu próprio contexto. O pensamento das Ciências em uma perspectiva cidadã é pensar além dos conhecimentos isolados, sendo necessário articular esses conhecimentos aos aspectos da inter-relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Sendo que essa inter-relação é a base que constitui a CTS defendida por muitos pesquisadores da área de Ciências.


Dessa forma, alguns objetivos estão correlacionados ao CTS, EXCETO: 

  • A Formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados para que sejam capazes de tomar decisões.
  • B Desenvolver o pensamento crítico e a dependência intelectual dos alunos.
  • C Discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da Ciência-Tecnologia (CT).
  • D Desenvolver a capacidade e o interesse dos estudantes em relacionar a Ciência com os aspectos tecnológicos e sociais.

A interdisciplinaridade surge no contexto do currículo escolar como uma possível alternativa para que todo conhecimento seja vislumbrado sem barreiras e fronteiras, dessa forma, onde os múltiplos conhecimentos possam auxiliar na resolução de um problema. Dentro desse contexto, sobre o assunto interdisciplinaridade, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Na interdisciplinaridade os conteúdos de uma área são abordados de tal forma que servem de suporte para as demais áreas e dessa forma, constituindo uma rede de conhecimentos.
  • B A interdisciplinaridade propõe como tema central a fragmentação do saber instituído como forma de estabelecer a individualidade conceitual das matérias ensinadas.
  • C A interdisciplinaridade visa diminuir deficiências do sistema escolar dividido em partes.
  • D A interdisciplinaridade pode ser caracterizada como a interligação entre as diversas áreas do conhecimento humano.

O ensino de Ciências permite que sejam abordados e integrados diversos temas, tais como, as questões sociais, o ambiente, a saúde, a orientação sexual, a ética e a pluralidade cultural. Dessa forma, como é possível que o ensino de Ciências consiga atingir o objetivo de ser uma ciência transformadora da realidade do aluno? Julgue os itens que se seguem como (V) verdadeiros ou (F) falsos.
I.(__)Destaca-se a contextualização a partir de temas sociais e situações reais que transversalmente estejam articuladas aos conceitos científicos. II.(__)A ciência como promotora do conhecimento científico desarticulada das questões sociais e políticas. III.(__)O eixo norteador da política pedagógica da arte de ensinar Ciências deve ser contemplada com o professor como figura principal e exclusivo do processo de ensino-aprendizagem.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A I.F, II.V, III.V.
  • B I.V, II.V, III.V.
  • C I.V, II.F, III.V.
  • D I.V, II.F, III.F.