Questões de As Funções do Ensino Superior: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Pedagogia)

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O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), tem como objetivo “assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes” (Art. 1º da Lei nº 10.861, de 14/04/2004). Analise as afirmativas a seguir em relação ao SINAES.
I. Tem como finalidade a melhoria da qualidade do ensino superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. II. Oferece autonomia às instituições de Ensino Superior para aplicar o currículo e avaliá-lo de acordo com as próprias concepções avaliativas. III. Ao promover a avaliação de instituições de Ensino Superior, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos. IV. Na avaliação dos cursos, tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Assinale a alternativa correta. 
  • A Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
  • B Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • D Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
  • E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

A Pesquisa Participante (PP) desenvolveu-se na América Latina em um período em que muitos dos países da região estavam submetidos a ditaduras militares. Os criadores da nova modalidade de pesquisa, por sua vez, eram pessoas com histórico de participação em movimentos sociais populares, como as Comunidades Eclesiais De Base (CEB), muitas vezes animadas pela teologia da libertação. (BRANDÃO; STECK, 2006.)
Durante o regime autoritário no Brasil, a PP foi encarada com muita desconfiança pelos governantes. Bem antes da redemocratização do país, no entanto, a PP passou a ser reconhecida e praticada em ambientes acadêmicos. Assim, no Brasil, desde o final da década de 1970, vêm sendo realizadas pesquisas participantes em campos como educação, saúde pública e desenvolvimento comunitário. (Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/dwqhBYxbFvRww85Y pw5tkbr/?lang=pt. Adaptado.)
Sobre a Pesquisa Participante (PP), analise as afirmativas a seguir.
I. É uma modalidade de pesquisa que tem como propósito auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar a análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas.
II. É uma pesquisa com base empírica, realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
III. Deve ser compreendida como um repertório múltiplo e diferenciado de experiências de criação coletiva de conhecimentos destinados a superar a oposição sujeito/objeto no interior de processos que geram saberes e na sequência de ações que aspiram gerar transformações.
IV. É modelo de pesquisa que difere dos tradicionais porque a população não é considerada passiva e seu planejamento e condução não ficam a cargo de pesquisadores profissionais. A seleção dos problemas a serem estudados não emerge da simples decisão dos pesquisadores, mas da própria população envolvida, que os discute com os especialistas apropriados.
V. Tem características situacionais, já que procura diagnosticar um problema específico em uma situação específica, com vistas a alcançar algum resultado prático. É uma proposta de pesquisa com características de diagnóstico e consultoria para clarear uma situação complexa e encaminhar possíveis ações, especialmente em situações insatisfatórias ou de crise.
Está correto o que se afirma apenas em

  • A I e III.
  • B I, III e IV.
  • C II, III e V.
  • D III, IV e V.
  • E II, III, IV e V.

Analise as afirmativas a seguir relativas à comunicação científica e à divulgação científica.
I. A divulgação científica objetiva primordialmente democratizar o acesso ao conhecimento científico e possibilitar a alfabetização científica da sociedade de maneira geral, ao público leigo.
II. A comunicação científica objetiva primordialmente promover a disseminação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações entre os pares da comunidade científica.
III. Embora ambos os conceitos sejam bem próximos no que diz respeito à ação empreendida, eles se diferenciam quando são analisados o perfil do público-alvo, o nível do discurso e os canais utilizados para veiculação das informações.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Com relação à comunicação científica e à divulgação científica, assinale a alternativa incorreta.

  • A Na divulgação científica, a difusão de informações científicas e tecnológicas para o público leigo requer decodificação ou recodificação do discurso, preferencialmente utilizando recursos como metáforas, ilustrações, infográficos, entre outros.
  • B Na comunicação científica, o público frequenta espaços e ambientes como eventos técnico-científicos e periódicos científicos e apresenta familiaridade com os termos e contextos, não sendo necessária a decodificação do discurso.
  • C O jornalista ou divulgador comumente não está capacitado para a realização da decodificação do discurso científico, sendo muitas vezes explorado na notícia um caráter especulatório, que busca ampliar a audiência e não repassar a notícia científica em sua completude.
  • D A divergência básica entre ambos os discursos científicos é que a divulgação científica mobiliza o debate entre especialistas como parte do processo de produção e legitimação do conhecimento científico e a comunicação científica possibilita ao público leigo entender e assimilar as descobertas e progressos científicos.
  • E Existem pontos de divergência, mas também de convergência entre a comunicação científica e a divulgação científica que vêm dialogando de maneira recompensadora e, tradicionalmente, o esforço de interação com o público leigo tem sido realizado por representantes ilustres da comunidade científica.

Quanto ao ensino superior, as últimas décadas foram marcadas por políticas que contribuíram para a expansão da oferta de vagas, bem como a ampliação das oportunidades de acesso e permanência nesse nível de ensino. Sobre as ações e os programas desenvolvidos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação proporciona bolsas de estudo (integrais e parciais), em instituições particulares de educação superior, a estudantes que: cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; portadores de deficiência, nos termos da lei; e professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.
  • B O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como objetivo conceder financiamento supletivo às instituições de ensino superior públicas com avaliação positiva (Conceitos A e B) nos processos avaliativos conduzidos pelo Ministério da Educação, a partir do cálculo do Custo Aluno-Qualidade do Ensino Superior (CAQES), com o objetivo de garantir o padrão mínimo para que o direito à educação superior de qualidade seja efetivado.
  • C De acordo com a legislação vigente, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • D por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que são selecionados estudantes, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas e gratuitas de ensino superior que dele participam.