Questões de Aspectos Fonológicos - configuração de mãos, localização, movimento, orientação das palmas das mãos, traços não manuais, traços distintivos da Libras (Libras)

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Segundo Xavier (2006), as pesquisas linguísticas realizadas por Willian Stokoe na década de 1960 trouxeram aos estudos linguísticos o conceito de modalidade de língua ao evidenciar que as línguas gesto-visuais são diferentes das línguas vocais-auditivas. Esse conceito teve impacto não apenas nos estudos linguísticos, mas na educação e nos estudos sobre aquisição de linguagem de surdos. Modalidade de língua pode ser definida maneira como

  • A a língua escrita é registrada no papel.
  • B as línguas gesto-visuais apresentam seus sistemas gramaticais.
  • C as línguas vocais-auditivas apresentam seus sistemas gramaticais.
  • D as línguas humanas são manifestadas considerando via de produção e de recepção.
  • E as línguas vocais-auditivas se relaciona, do ponto de vista lexical, com as línguas gesto-visuais.

Considere a imagem abaixo, que mostra algumas das categorias de CNH disponíveis no Brasil, e, a seguir, o quadro de configurações de mão presentes na Libras.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Disponível em: https://gringo.com.vc/blog/cnh-cate goria. Acessado em 03/10/22 às 17:17>) 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Disponível em: https://livrodigital.uniasselvi.com.br)


Os números das configurações de mão utilizadas para sinalizar, em Libras, os veículos que podem ser dirigidos por motoristas portadores de CNH tipo A, B e C, respectivamente, encontra-se em:

  • A 88, 85 e 63
  • B 03, 03 e 54
  • C 31, 36 e 37
  • D 19, 13 e 18
  • E 04, 32 e 32.
A Libras desempenha todas as funções de uma língua e, como tal, poderia ser usada para cumprir o papel que a linguagem oral tem na criança ouvinte. O surdo, mesmo que ele e sua família não saibam da sua surdez, irá usar um canal para ter acesso às informações do mundo: o canal visual. Isso não é ensinado à criança surda. De forma instintiva, ela passa a observar o mundo e a inferir sentido do que se vê. A língua de sinais tem essa particularidade: ela é totalmente visual, passa sentidos e significados por uma forma que é absolutamente acessível ao surdo. E é assim configurada por ter sido criada pela comunidade surda, que, no desejo humano de se tornar ser de linguagem, arquitetou a sua forma especial de comunicação que independe da audição.
(Adaptado de: MOURA, Maria Cecília de. Surdez e linguagem. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de.; SANTOS, Lara Ferreira dos. (Orgs.)Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EDUFSCar, p. 15, 2013)
Diante do texto citado, é correto afirmar que
  • A a aquisição da língua de sinais por crianças surdas está totalmente atrelada à aprendizagem da língua oral, uma vez que as línguas de sinais são reproduções manuais de línguas dessa modalidade.
  • B para adquirir Libras as crianças surdas precisam, primeiro, aprender a visualizar e identificar os fonemas na boca da mãe ou cuidadores e, depois, associar esses fonemas aos sinais.
  • C a Libras é um sistema de comunicação amplo, mas que possui limitações por não seguir a lógica da linearidade presente nas línguas vocais que permitem combinações infinitas de unidades finitas.
  • D para adquirir Libras a criança surda precisa ser exposta a um ambiente linguístico com essa língua o quanto antes, uma vez que seu sistema visual está ativado para adquirir uma língua visual.
  • E as línguas de sinais foram criadas em uma época em que os surdos não tinham acesso à terapia fonoaudiológica e aparelhos auditivos. Caso existissem, eles não usariam línguas de sinais.

Observe os sinais a seguir:  Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: https://www.portalescolar.net. Acesso em: 5 nov. 2022.
O sinal que pertence a outro campo semântico é o de número

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.