Questões de Assessoria de Comunicação Integrada (Jornalismo)

Limpar Busca

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item.

O relatório de assessoria de imprensa é um ponto importante na relação entre assessor e cliente. Ele deve reunir o clipping do período, os gráficos da mensuração de resultados e um texto crítico sobre o desempenho da assessoria. 

  • Certo
  • Errado

Quanto a jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item. 

A teoria funcionalista dos meios de comunicação apresenta dois conceitos fundamentais: a figura do líder de opinião e o fluxo de comunicação em dois níveis (two-step flow) da opinião pública.

  • Certo
  • Errado

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a comunicação institucional, conceitos e funções.
( ) A comunicação institucional interessa-se apenas pela direção da empresa e pela imagem dessa direção diante do público externo.
( ) A comunicação institucional busca um clima organizacional produtivo junto ao público interno. Logo, não age no público externo.
( ) A comunicação institucional objetiva criar e melhorar a imagem da organização, buscando a interação com o público. Serve também para o alinhamento do público interno.
( ) A comunicação institucional é composta por vários instrumentos de comunicação, entre eles relações públicas, publicidade, marketing. No entanto, a assessoria de imprensa comanda a comunicação.
( ) A comunicação institucional coordena as várias funções dentro da organização ou empresa e visa exclusivamente ao público externo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • V • V
  • B V • F • V • V • V
  • C V • F • V • F • V
  • D F • V • F • V • F
  • E F • F • V • F • F
“As empresas, indústrias e organizações que atuam no mercado atual se depararam, não de hoje, com a nova realidade relacional que as tecnologias de informação trouxeram. Com as tecnologias, a internet e os meios de comunicação, surgiram novos públicos e modificaram o comportamento dos públicos já existentes, tornando-os complexos. A simples divisão dos públicos de uma empresa como interno, misto e externo já não sana as necessidades do novo cenário das organizações (KUNSCH, 2007). A pluralidade de públicos requer uma pluralidade de ações para os alcançarem. E é isso que a comunicação organizacional defende para as empresas que visam alcançar seus públicos de maneira mais eficaz.”. (MORAES, 2016). Com base nessa reflexão sobre o papel da comunicação nas organizações, assinale a alternativa incorreta.
  • A Por muito tempo, a comunicação nas organizações se resumiu em divulgar e controlar as informações. O objetivo era divulgar informações de uma empresa para seus clientes e, vagamente, para seus funcionários
  • B Entende-se comunicação organizacional como o processo que ocorre em uma organização e suas mediações, em que todos os seus públicos de interesse são considerados, havendo planejamento nos âmbitos interno e externo
  • C Acomunicação organizacional integrada compreende a convergência entre direção e subordinados, que são essenciais para as empresas, com ênfase na atualidade que se depara com a realidade das novas tecnologias
  • D O objetivo central da comunicação institucional é promover interação entre os públicos interno e externo da organização, analisar a recepção e o comportamento e refazer os projetos de acordo com esses resultados

Relacione as colunas a seguir:


1- Nota oficial

2- Comunicação pública

3- Design gráfico

4- Imagem institucional


( ) Forma de comunicar visualmente um conceito ou uma ideia, por meio de técnicas artísticas e publicitárias de visibilidade.

( ) Visão do público sobre produtos, serviços e identidade de uma empresa.

( ) Comunicado público de empresa ou instituição sobre determinado evento que afeta a sua relação com o público.

( ) Instituições e processos de comunicação próprios da sociedade civil, que têm natureza pública e interesse coletivo.


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

  • A 1, 2, 4, 3
  • B 3, 2, 1, 4
  • C 2, 3, 4, 1
  • D 3, 4, 1, 2