Questões de Assessoria de Imprensa na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Tendo em vista que a assessoria de imprensa deve levar informações relevantes sobre o assessorado à sociedade ou a públicos específicos, com o objetivo de formar uma imagem positiva da organização, julgue o próximo item, relativos à assessoria de imprensa.

É indispensável conhecer o funcionamento da mídia para se encontrar oportunidades de promoção da organização.

• Errado

Os componentes exotéricos e esotéricos na divulgação da notícia se diferenciam pela visibilidade pública midiática adotada pelos setores público e privado, exigindo-se do setor público que sua comunicação seja mais exotérica.

• Errado

Uma organização que disponha de site oficial e redes sociais deve valer-se desses veículos de comunicação eletrônica para divulgar seus vídeos institucionais.

• Errado

Uma fonte institucional é vista na condição de perito em assuntos de seu domínio, devido ao fato de ser de uma determinada área, como, por exemplo, segurança pública.

• Errado
O assessor de imprensa também é responsável por criar as ações e os conteúdos para conseguir estabelecer a comunicação entre a instituição e o seu público interno, por meio de produtos específicos para esses colaboradores. Em outras palavras, podemos afirmar que a função do assessor é informar sobre os fatos que ocorrem na empresa, produzir conteúdos informativos que atendam às necessidades e aos anseios dos colaboradores e planejar a comunicação da instituição, fortalecendo, assim, os laços entre os funcionários e a instituição. Eles podem desenvolver diversos materiais relevantes tanto para as empresas quanto para os colaboradores, como house organs; newsletter;jornais; revistas;rádios; e, TVs institucionais, e também para as redes sociais. Tudo irá depender para quem a comunicação está direcionada e qual será o conteúdo da mensagem que deverá ser transmitida. Sobre os house organs, assinale a afirmativa correta.
  • A É um jornal mais formal, que tem como meta fortalecer o censo coletivo, de comunidade dentro das empresas, além de motivar e engajar os colaboradores.
  • B Por ser um conteúdo digital, é possível usar e abusar de links, vídeos, fotos e até games para envolver o colaborador no conteúdo, utilizando uma linguagem mais informal.
  • C É um jornal mais informal; normalmente conta com a ajuda dos colaboradores na sua confecção, seja por meio de sugestões de pauta, ou na elaboração das reportagens, colunas e pesquisa.
  • D Sua principal característica é a utilização dos colaboradores para o seu desenvolvimento. Como sua confecção é muito demorada, não é indicado utilizar informações que tenham data de validade, mas, sim, priorizar histórias e acontecimentos que terão valor mesmo depois de um determinado tempo, evitando, assim, o descarte da publicação.
  • E É um canal muito interessante, com linguagem informal, para dar visibilidade às ações da empresa e dar oportunidade para os colaboradores mostrarem as suas conquistas. Trata-se de um recurso que exige muito investimento por parte da instituição, pois é necessário ter diversas telas espalhadas pela instituição, para que o público realmente receba a mensagem.