O assessor de imprensa também é responsável por criar as ações e os conteúdos para conseguir estabelecer a comunicação entre a instituição e o seu público interno, por meio de produtos específicos para esses colaboradores. Em outras palavras, podemos afirmar que a função do assessor é informar sobre os fatos que ocorrem na empresa, produzir conteúdos informativos que atendam às necessidades e aos anseios dos colaboradores e planejar a comunicação da instituição, fortalecendo, assim, os laços entre os funcionários e a instituição. Eles podem desenvolver diversos materiais relevantes tanto para as empresas quanto para os colaboradores, como house organs; newsletter;jornais; revistas;rádios; e, TVs institucionais, e também para as redes sociais. Tudo irá depender para quem a comunicação está direcionada e qual será o conteúdo da mensagem que deverá ser transmitida. Sobre os house organs, assinale a afirmativa correta.
-
A É um jornal mais formal, que tem como meta fortalecer o censo coletivo, de comunidade dentro das empresas, além de motivar e engajar os colaboradores.
-
B Por ser um conteúdo digital, é possível usar e abusar de links, vídeos, fotos e até games para envolver o colaborador no conteúdo, utilizando uma linguagem mais informal.
-
C É um jornal mais informal; normalmente conta com a ajuda dos colaboradores na sua confecção, seja por meio de sugestões de pauta, ou na elaboração das reportagens, colunas e pesquisa.
-
D Sua principal característica é a utilização dos colaboradores para o seu desenvolvimento. Como sua confecção é muito demorada, não é indicado utilizar informações que tenham data de validade, mas, sim, priorizar histórias e acontecimentos que terão valor mesmo depois de um determinado tempo, evitando, assim, o descarte da publicação.
-
E É um canal muito interessante, com linguagem informal, para dar visibilidade às ações da empresa e dar oportunidade para os colaboradores mostrarem as suas conquistas. Trata-se de um recurso que exige muito investimento por parte da instituição, pois é necessário ter diversas telas espalhadas pela instituição, para que o público realmente receba a mensagem.