Questões de Assessoria de Imprensa nas Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que apresenta a ação que, na assessoria de imprensa, é uma oportunidade para estreitar relacionamentos, promover ou lançar produtos e oferecer informações importantes por meio de um tour guiado.

  • A press kit 
  • B brinde
  • C entrevista coletiva
  • D entrevista exclusiva
  • E press trip 

As notícias institucionais são marcadas por necessidades e limitações organizacionais que influenciam e condicionam o modo de fazer (organização do trabalho e rotinas produtivas) e o que é feito (a notícia em si), assumindo, portanto, um caráter intencional e negociado.

MONTEIRO, G. F. A notícia institucional. In: DUARTE, J. Assessoria de imprensa e

relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2011.


Para promover a visibilidade pública da instituição, a assessoria de imprensa divulga as notícias que envolvem os seguintes aspectos:

  • A ineditismo, crítica e equilíbrio
  • B certeza, previsibilidade e consenso
  • C neutralidade, governança e publicidade
  • D polêmica, transparência e representatividade

Para divulgar de forma antecipada e ativa um evento como a 30ª UERJ Sem Muros, a assessoria de imprensa atuará no contato com editores ao tomar a seguinte providência:

  • A sugerir pautas especiais
  • B garantir furo jornalístico
  • C auditar opinião do veículo
  • D fazer clipagens das notícias

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as descrições aos respectivos instrumentos de comunicação.


Coluna 1

1. Merchandising.

2. Assessoria de imprensa.

3. Marca corporativa.

4. Jornalismo empresarial.


Coluna 2

( ) Utiliza pressupostos da gestão e comunicação de marca de produto, conformando-os à instituição. Abrange toda a organização, transmitindo expectativas sobre o que a empresa pode oferecer.

( ) Compreende diversos instrumentos de comunicação, que podem ser impressos, eletrônicos e/ou digitais. Servem para a apresentação de informações sobre quaisquer áreas ou programas de interesse da organização e de seus públicos. Objetivam estabelecer uma sincronização de interesses entre a empresa e seus agentes diretos.

( ) São técnicas, ações ou materiais promocionais usados no ponto-de-venda para proporcionar informação e maior visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.

( ) Consiste na captação de fatos ocorridos na organização e sua divulgação coordenada, coerente e lógica para a imprensa.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A 1 – 3 – 4 – 2.
  • B 2 – 3 – 1 – 4.
  • C 3 – 4 – 1 – 2.
  • D 3 – 2 – 4 – 1.
  • E 1 – 2 – 3 – 4.

Analise as seguintes assertivas que se referem à comunicação no âmbito do trabalho (Comunicação Interna):


I. O planejamento da comunicação com empregados não pode prescindir da ponderação sobre o avanço das tecnologias de comunicação e informação, as quais, entre outros aspectos, influencia as interações entre os ambientes interno e externo das organizações. Nesse sentido, não apenas os meios de comunicação e interação entre organizações e empregados precisam ser atualizados, dando espaço, inclusive, para mídias sociais, como também, as dinâmicas comunicacionais devem tornar-se cada vez menos informativas e mais colaborativas e dialógicas.

II. Não se pode reduzir a comunicação interna aos veículos de comunicação com empregados, tais como newsletters; house-organs ou intranet. A comunicação interna de uma organização implica diversas atividades e processos comunicacionais que acontecem de forma limitada nos departamentos de comunicação das organizações.

III. A comunicação com empregados também pressupõe a atuação de diversos atores organizacionais, como as lideranças (gerentes; coordenadores; supervisores, de diversas áreas de conhecimento). As lideranças devem estimular estratégias e práticas que favoreçam o diálogo, além de facilitar a atribuição de sentidos em relação ao existir e ao saber humano.

IV. Propor estratégias e ações de comunicação com empregados que levem em conta a cultura organizacional, essa manifestada, por exemplo, por meio da história, dos valores, dos rituais e dos símbolos compartilhados pelos membros da organização, é um dos desafios dos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E I, II, III e IV.