Questões de Atendimento (Comunicação Social)

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A linguagem da publicidade é centrada no receptor e foca um estilo de comunicação apelativa ou conativa. A função apelativa ou conativa é facilmente identificada pois:

  • A A linguagem conativa ou apelativa é restrita a publicidade e dificilmente é encontrada em outros tipos de textos, como discursos e horóscopos e jamais em livros de autoajuda.
  • B Essa linguagem é comumente empregada na publicidade, já que sua principal intenção é informar o destinatário sobre os danos que um produto pode causar.
  • C A linguagem conativa da publicidade dialoga com seu públicoalvo através de uma linguagem uniforme e única, independente do tipo de público que pretende atingir.
  • D Sua linguagem é organizada para influenciar e persuadir o destinatário, fazendo uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos.

Uma campanha publicitária traz embutida a característica de que as peças que a compõe devem trabalhar em conjunto, ou seja, devem ser criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada. Sobre as campanhas publicitárias, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.

  • A A escolha e a variedade dos canais e veículos de comunicação a serem usados em uma campanha dependem do tempo, da verba disponível e da estratégia do cliente, independentemente do público que se deseja atingir.
  • B Uma campanha publicitária geralmente apresenta vários temas e conceitos, buscando agregar o máximo de qualidades e características do produto ou serviço que se deseja divulgar.
  • C Uma campanha publicitária pode ser constituída por uma única peça ou pode ser composta por vários anúncios, filmes, cartazes, outdoors, spots, jingles, materiais de ponto de venda, folhetos promocionais, etc.
  • D Um evento promocional, devido a suas características e abrangência, não deve ser considerado como parte de uma campanha publicitária, mesmo que tenha sido desenvolvido pela mesma agência de propaganda, para o mesmo anunciante e para atingir os mesmos objetivos que as demais peças.
  • E Quanto maior a variedade de veículos de comunicação, mais chances terá uma campanha publicitária de atingir seus objetivos.

O briefing específico de um produto é a referência para a construção de um texto informativo para uma peça publicitária.

  • Certo
  • Errado

A função dos membros do departamento de atendimento é estabelecer contato direto com o cliente, por isso não existe hierarquia ou divisão de funções nesse setor.

  • Certo
  • Errado