Questões de Atividade Física, Recreação e Lazer (Educação Física)

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Segundo Kishimoto, brincar desenvolve a capacidade da criança de conviver em sociedade, ou seja, permite desenvolver um olhar reflexivo diante da cultura existente no meio social, construindo o conhecimento de acordo com suas experiências. A unidade temática brincadeira e jogos para os primeiros e segundos anos das séries iniciais, compreende

  • A jogos eletrônicos.
  • B brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana.
  • C brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
  • D brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo.
  • E jogos pré-desportivos.

Em relação à brincadeira e ao jogo no contexto da educação física na escola, assinale a alternativa correta.

  • A A semelhança entre brincadeira e jogo consiste, sobretudo, no caráter lúdico.
  • B Os jogos possuem momentos de competição e momentos de cooperação. A competição ocorre na ajuda mútua e a cooperação, no confronto.
  • C A participação no jogo deve ser voluntária, porém não deve ter limite de tempo e de lugar para que o jogo ocorra.
  • D A brincadeira é livre, por isso dura muito tempo, permitindo que o professor a controle.
  • E Na definição de jogo, os alunos devem saber sua característica essencial: é uma atividade voluntária, sem limites temporais e espaciais.
O desenvolvimento motor pode ser compreendido como um conjunto de alterações progressivas do comportamento motor no decorrer do ciclo da vida, realizadas pela interação entre as exigências da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. Segundo Gallahue e Ozmun (2005) o desenvolvimento motor pode ser subdividido por fase e estágios. Nesta concepção, assinale a alternativa que contenha somente estágios relacionados à fase motora fundamental.
  • A Pré-controle, elementar e de aplicação
  • B Transitório, aplicação e utilização permanente
  • C Inicial, elementar e maduro
  • D Inibição dos reflexos, pré-controle e inicial
A regulação da seleção das vias metabólicas durante o exercício está sujeita a um controle complexo e dependente de vários fatores, como dieta, intensidade e duração do exercício entre outros aspectos. Tendo em vista a intensidade e a duração das provas atléticas do “salto em altura” e da corrida de “800 metros rasos” podese inferir que a energia proveniente para estas provas, respectivamente, de modo predominante é oriunda dos substratos energéticos: 
  • A ATP-CP; Glicólise anaeróbia
  • B Glicólise anaeróbia; Glicólise aeróbia
  • C Glicólise anaeróbia; ATP-CP
  • D Glicólise anaeróbia; Glicólise anaeróbia
Analise a proposição abaixo sobre o caráter que as atividades físicas podem assumir.
O esporte desenvolvido com um caráter predominantemente utilitário ou lúdico, ambas visam, a seu modo, a combinar o aumento da eficiência dos movimentos corporais com a busca da satisfação e do prazer na sua execução. A rigor, o que define o caráter lúdico ou utilitário não é a atividade em si, mas a intenção do praticante; por exemplo, um esporte pode ser praticado com fins utilitários no caso da prática profissional, e pode ser praticado numa perspectiva de prazer e divertimento, pelo cidadão comum. (PCNs, EDUCAÇÃO FÍSICA, BRASIL, 1998. Adaptado)

Assinale a alternativa correta sobre quais dimensões sociais do esporte o caráter lúdico e utilitário apresentados no texto acima se associam de modo respectivo.
  • A Esporte educacional e esporte performance
  • B Esporte saúde e esporte rendimento
  • C Esporte participação e esporte performance
  • D Esporte performance e esporte participação