Questões de Atividades da Área de Materiais (Administração de Recursos Materiais)

Limpar Busca
Julgue o item seguinte, relativo a seleção e avaliação de fornecedores e a gestão e fiscalização de contratos.
Para além de condições comerciais, a afinidade com valores da empresa compradora pode ser um dos critérios a serem considerados na seleção dos fornecedores. 
  • Certo
  • Errado
Julgue o item seguinte, relativo a seleção e avaliação de fornecedores e a gestão e fiscalização de contratos.
A avaliação de fornecedores termina na efetivação da compra ou na contratação do serviço.
  • Certo
  • Errado

A gestão de materiais deve fazer uma boa gestão nas compras, setor técnico e de cadastro, controlar estoques, organizar almoxarifado, coordenar transportes, armazenagem, movimentação e distribuição.
(FENILI, 2015.)
Considerando as atribuições da gestão de materiais, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Almoxarifados.
2. Gestão de estoques.
3. Gestão patrimonial.
4. Classificação.
5. Compras.
( ) Atividade que requer planejamento e acompanhamento, processos de decisão, pesquisa e seleção de fornecedores dos diversos materiais, sendo que no setor público há algumas etapas adicionais como: processo licitatório; empenho; liquidação; e, efetivo pagamento.
( ) Locais dentro da organização para armazenamento de materiais; nele, são feitos recebimento, armazenagem e distribuição dos materiais. Sua gestão deve ser eficiente e buscar reduzir os custos de estoques além de elevar o nível de atendimento ao cliente interno.
( ) Processo de aglutinar os materiais por características semelhantes, permitindo organizar melhor os demais processos bem como o seu gerenciamento, que são controlados em conjunto ou categorias e não isoladamente.
( ) Objetiva a manutenção de quantidade de materiais suficientes para atendimento às necessidades, por meio da realização de medições periódicas, devido ao setor público possuir procedimentos licitatórios que podem demorar para aquisições.
( ) Visa atender o controle dos Bens de Natureza Permanente que auxiliam na manutenção das atividades da organização; no setor público, o setor é responsável, também, pelo controle da responsabilidade pelo bem, transferência de material entre unidades ou responsáveis e registro patrimonial.
A sequência está correta em 

  • A 1, 3, 2, 5, 4.
  • B 2, 4, 5, 3, 1.
  • C 3, 5, 1, 4, 2.
  • D 4, 2, 3, 1, 5.
  • E 5, 1, 4, 2, 3.
O levantamento dos equipamentos e materiais permanentemente em uso junto aos seus consignatários, com a finalidade de constatar os aspectos quantitativos e qualitativos desses, é de competência do:
  • A departamento de administração ou unidade equivalente promover previamente
  • B órgão fiscalizador
  • C consignatário
  • D departamento de compras

As atividades da Administração de Materiais podem ser classificadas em nichos específicos de acordo com seus objetivos (FENILI, 2016).

FENILI, R. R. Gestão de Materiais. 2. ed. Brasília: Enap, 2016.

Sobre esses nichos ou atividades, julgue os itens a seguir e assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA (Considere: V - VERDADEIRO / F - FALSO):

I - A gestão de compras refere-se ao recebimento, armazenagem, distribuição e movimentação de materiais.
II - A gestão de estoques é responsável pela análise dos custos de estoque, previsão de consumo, operacionalização dos sistemas de reposição de estoque, inventários dos estoques e apuração de indicadores (giro e cobertura de estoques, entre outros).
III - A gestão dos centros de distribuição refere-se ao tombamento, desfazimento (alienação), guarda e conservação, inventário de bens patrimoniais e cálculo de depreciação.

  • A V, V, V.
  • B F, V V.
  • C V, V, F.
  • D F, V, F.
  • E V, F, V.