Para além de condições comerciais, a afinidade com valores da empresa compradora pode ser um dos critérios a serem considerados na seleção dos fornecedores.
-
Certo
-
Errado
A gestão de materiais deve fazer uma boa gestão nas compras, setor técnico e de cadastro, controlar estoques, organizar almoxarifado, coordenar transportes, armazenagem, movimentação e distribuição.
(FENILI, 2015.)
Considerando as atribuições da gestão de materiais, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Almoxarifados.
2. Gestão de estoques.
3. Gestão patrimonial.
4. Classificação.
5. Compras.
( ) Atividade que requer planejamento e acompanhamento, processos de decisão, pesquisa e seleção de fornecedores dos diversos materiais, sendo que no setor público há algumas etapas adicionais como: processo licitatório; empenho; liquidação; e, efetivo pagamento.
( ) Locais dentro da organização para armazenamento de materiais; nele, são feitos recebimento, armazenagem e distribuição dos materiais. Sua gestão deve ser eficiente e buscar reduzir os custos de estoques além de elevar o nível de atendimento ao cliente interno.
( ) Processo de aglutinar os materiais por características semelhantes, permitindo organizar melhor os demais processos bem como o seu gerenciamento, que são controlados em conjunto ou categorias e não isoladamente.
( ) Objetiva a manutenção de quantidade de materiais suficientes para atendimento às necessidades, por meio da realização de medições periódicas, devido ao setor público possuir procedimentos licitatórios que podem demorar para aquisições.
( ) Visa atender o controle dos Bens de Natureza Permanente que auxiliam na manutenção das atividades da organização; no setor público, o setor é responsável, também, pelo controle da responsabilidade pelo bem, transferência de material entre unidades ou responsáveis e registro patrimonial.
A sequência está correta em
As atividades da Administração de Materiais podem ser classificadas em nichos específicos de acordo com seus objetivos (FENILI, 2016).
FENILI, R. R. Gestão de Materiais. 2. ed. Brasília: Enap, 2016.
Sobre esses nichos ou atividades, julgue os itens a seguir e assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA (Considere: V - VERDADEIRO / F - FALSO):
I - A gestão de compras refere-se ao recebimento, armazenagem, distribuição e movimentação de materiais.
II - A gestão de estoques é responsável pela análise dos custos de estoque, previsão de consumo, operacionalização dos sistemas de reposição de estoque, inventários dos estoques e apuração de indicadores (giro e cobertura de estoques, entre outros).
III - A gestão dos centros de distribuição refere-se ao tombamento, desfazimento (alienação), guarda e conservação, inventário de bens patrimoniais e cálculo de depreciação.