Questões de Atribuições das Áreas de Gestão (Administração Geral)

Limpar Busca

Um professor de Contabilidade irá assumir uma posição de membro do Conselho de Administração de uma instituição do sistema financeiro. O que ele não sabe é que a Resolução CMN nº 4.968/2021 dispõe sobre os sistemas de controles internos das instituições financeiras, distinguindo as responsabilidades e os papéis dos membros do Conselho de Administração dos papéis dos integrantes da Diretoria da instituição.
Dessa forma, o novo membro do Conselho de Administração poderá

  • A coordenar recursos físicos, financeiros e de pessoal nas atividades de controle interno.
  • B implementar diretrizes relativas aos sistemas de controles internos.
  • C elaborar relatório de acompanhamento do controle interno em conjunto com auditorias interna e externa.
  • D desempenhar funções na instituição, garantindo seus interesses particulares.
  • E cobrar que riscos identificados sejam tempestivamente mitigados.

O tipo de estratégia empresarial que consiste na diversificação da linha de produtos, com aproveitamento da mesma tecnologia ou força de vendas, em que a empresa oferta maior quantidade de produtos no mesmo mercado em que atua, é denominado diversificação:

  • A interna.
  • B vertical.
  • C horizontal.
  • D concêntrica.
  • E conglomerada.

O recrutamento de organização em sua aplicação pode ser interno ou externo. O recrutamento interno é feito através de preenchimento das vagas pelos próprios funcionários, trazendo a seguinte vantagem em relação ao recrutamento externo:

  • A o aporte de novos talentos e habilidades
  • B a renovação da cultura organizacional
  • C o aumento do capital intelectual
  • D a pouca mudança ambiental

Considerando as técnicas e os métodos de avaliação e gestão de desempenho, a avaliação 360 graus surgiu com o objetivo de levar em conta a avaliação de todos aqueles que têm alguma forma de interação com o avaliado.


Sobre a avaliação 360 graus, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Reunindo todas as avaliações consideradas, permite elaborar um plano de desenvolvimento individual, baseado nas diferentes perspectivas da avaliação.


( ) Deve envolver todos os colaboradores internos que interagem com o avaliado, independentemente do nível hierárquico, e evitar que pessoas externas à organização interfiram na avaliação do colaborador.


( ) Traz um conjunto de informações diversificadas que podem enriquecer a avaliação, mas que também são de complexa sistematização, além de ser dependente de um adequado treinamento dos avaliadores e suscetível a eventuais conluios na avaliação.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, F e V.
  • B F, V e F.
  • C F, F e V.
  • D V, V e F.
  • E V, V e V.

Segundo estudiosos do tema, o endomarketing pode ser considerado como as ações de marketing direcionadas ao público interno das organizações. E sua finalidade é:

  • A atuar como moderador principal nas relações humanas e sociais.
  • B avaliar a performance do pessoal da área de vendas na organização.
  • C incentivar o uso da padronização e regulação no marketing social.
  • D promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir o cliente.