Questões de Áudio (Comunicação Social)

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Ao planejar a plástica de programa, produtor e operador devem

  • A sempre usar músicas com letras, a qualquer momento, mesmo na hora em que o locutor estiver falando.
  • B montar uma trilha única (a mesma música) durante toda a transmissão do programa; outros efeitos são desaconselhados.
  • C pensar que, assim como a entonação e o ritmo de locução, os ruídos e efeitos podem acrescentar algo ao que está sendo transmitido num programa de variedades.
  • D considerar que, num programa de variedades, a voz do locutor é apenas um dos aspectos sonoros da transmissão, não devendo nunca ficar mais alta do que os efeitos sonoros e as trilhas da atração.
  • E lembrar que rádio é áudio, logo não é necessário formar imagens para os ouvintes por intermédio de efeitos sonoros.

Na montagem de vídeos, quando o editor realiza o corte chamado de J cut, quer dizer que

  • A o áudio de uma cena seguinte se sobrepõe à imagem da cena anterior.
  • B o áudio da cena anterior se sobrepõe à cena seguinte.
  • C foi feito um corte seco, em uma sequência de imagem do mesmo plano onde se avança no tempo (suprimindo um pedaço do plano).
  • D a transição entre dois planos é feita com uma fusão.
  • E há uma interrupção momentânea da ação principal na timeline.

Em muitas oportunidades, o editor vai ter que resumir discursos de autoridades, transformando áudios de 40 minutos em pequenos trechos de 30 segundos.
Sobre esse trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I. Desconfie de sonora que você tem de ouvir três vezes para entender o que o entrevistado diz. II. A sonora que termina com entonação “para baixo” é ruim porque passa pessimismo; bom é terminar com a entonação “para cima”. III. Ao usar materiais de arquivo, tenha cuidado de contextualizar o assunto e a data para não deturpar a fala do entrevistado. IV. Nunca use uma música para ilustrar algo que o entrevistado tenha falado.
Estão corretas apenas

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E I, II e III.

As vinhetas são parte importante da programação de uma rádio. Sobre esse item, analise as afirmações a seguir.


I. Vinhetas de transmissões esportivas precisam ser vibrantes na trilha e o locutor ler com mais dinamismo e um tom jovial.

II. Rádios all news nunca usam ritmos como choro ou samba na base de suas vinhetas.

III. O horário em que a vinheta será usada determina o ritmo e a trilha dela. Uma vinheta que entra no ar no horário de “despertar” não deve ser usada no fim da noite.

IV. As emissoras não devem ficar presas a uma identidade sonora, devem optar pela não repetição de uma trilha-mãe.


Estão corretas apenas:

  • A I, II e III.
  • B I e II.
  • C III e IV
  • D I e III.
  • E II, III e IV.

Ao editar uma entrevista, o jornalista deve

  • A pensar na mensagem que quer passar, mesmo que para isso seja necessário deturpar um pouco a sonora do entrevistado.
  • B não eliminar gaguejadas e períodos de silêncio para não tirar a espontaneidade da sonora.
  • C retirar choros e gargalhadas em nome da neutralidade.
  • D escolher as sonoras de modo que elas sejam tão opinativas quanto for possível; o enredo e o contexto devem estar no texto do editor.
  • E repetir na sonora a informação que está no texto.