Questões de Auditoria de Imagem (Comunicação Social)

Limpar Busca

A comunicação como um processo de inteligência nas organizações consiste em:

  • A Contratar um bom gestor para a área de comunicação que, utilizando somente o seu feeling, saberá como agir em situações diversas, inclusive com improvisos, quando necessário.
  • B Utilizar ferramentas de pesquisa e avaliação, além de valorizar os chamados ativos intangíveis, tais como a marca, imagem, reputação e o relacionamento com os stakeholders
  • C Enviar o máximo de releases possível e depois monitorar quais foram aproveitados pela mídia.
  • D Fazer uma auditoria de imagem, que significa contabilizar o espaço dado à organização em matérias jornalísticas.
  • E Gerir relacionamentos entre a organização e a mídia, destacando sempre o mesmo profissional para ser a fonte que representa a instituição.

A pesquisa de opinião é um instrumento valioso para compreender pensamentos e expressões do público que se quer analisar. A comunicação social utiliza-se de métodos de pesquisa qualitativos para compreender a opinião pública e direcionar a melhor forma de se comunicar com essas pessoas.

A esse respeito, julgue os próximos itens.
I Os problemas de pesquisa não se apresentam de forma clara e direta. Para definir o escopo do estudo, é necessário solicitar e receber bem todos os pontos de vistas dos entrevistados sobre o tema em questão.
II Na técnica de coleta de dados, a entrevista pessoal é a de valor mais baixo de todos os métodos, sendo as entrevistas por telefone e as por correio as que mais impactam no orçamento.
III Após se identificar o universo da pesquisa, é preciso decidir se a pesquisa vai englobar a totalidade de seus componentes ou apenas parte desse universo, caracterizando como pesquisa por amostragem.
IV O pré-testes do instrumento de pesquisa visa corrigir possíveis distorções no questionário e deve ser feito com um grupo diferente daquele no qual será aplicada a pesquisa, abrangendo o maior número possível de pessoas.

Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E II, III e IV.

Pesquisas do tipo survey são indicadas quando se pretende observar a opinião de grupos em processos de experimentação, seja de produtos ou serviços, com enfoques híbridos (quantitativo e qualitativo). 

  • Certo
  • Errado

Auditorias de imagem pesquisam e analisam a reputação de uma organização por meio da sua exposição na mídia e junto à opinião pública, podendo até mesmo ser retroativas, ou seja, de períodos anteriores ao planejamento e às ações de comunicação.

  • Certo
  • Errado

Acerca dos conceitos de comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A A comunicação pública é entendida como uma ação de natureza publicitária empreendida pelo Poder Executivo, federal, estadual ou municipal, visando a divulgar as ações e políticas de governo para a sociedade.
  • B A opinião pública pode ser descrita como o conjunto de pontos de vista ou inclinações de caráter cognitivo e avaliativo que os indivíduos de um grupo têm, em certo momento, a respeito de um fato ou assunto de interesse público.
  • C A comunicação governamental é aquela empreendida pelo Estado para a difusão de informação e a articulação entre agentes públicos e atores sociais, em torno de assuntos de interesse público.
  • D Esfera pública é o espaço institucionalizado das comunicações do Poder Público, que tem como objetivo precípuo informar à sociedade acerca das ações governamentais e das políticas públicas nos diversos setores.
  • E A comunicação corporativa é o conjunto de ações das organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, visando à interação com seus públicos de interesse, os stakeholders, e à mobilização da opinião pública.