Questões de Ausubel e a Aprendizagem Significativa (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Melo, Oliveira, Souza e Maia (2020), as teorias de aprendizagens têm sido utilizadas para compreender e trazer melhorias para o processo de ensino.
Considere as teorias de aprendizagens e associe corretamente o teórico à sua respectiva teoria.
TEÓRICOS
1 – Ausubel 2 – Bruner 3 – Piaget 4 – Vygotsky
TEORIAS
( ) propõe que as ideias, a lógica do raciocínio humano e a própria inteligência se desenvolvem por meio da interação entre os sujeitos e o meio em que vivem, tendo função adaptativa.
( ) defende a ideia de que o desenvolvimento ocorre a partir de uma relação dialética entre o sujeito e o seu meio cultural e social, motivo pelo qual sua teoria é chamada de sociointeracionista.
( ) entende a mente humana como sendo uma estrutura demasiadamente arrumada, constituída por uma hierarquia dinâmica na qual ideias, conceitos e conjecturas mais inclusivas e gerais estão relacionados a dados mais particulares de conhecimento.
( ) destaca que o currículo em espiral seria a melhor alternativa, sendo esse tipo de currículo aquele que desenvolve outra vez os mesmos tópicos em idades ou em graus de graduação, bem como em distintos graus de dificuldade.

A sequência correta é:

  • A 1, 2, 3, 4.
  • B 2, 3, 4, 1.
  • C 3, 4, 1, 2.
  • D 4, 1, 2, 3.
  • E 2, 3, 1, 4.

A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel tem como base a ideia de que a condição fundamental para aprender, diferentemente de apenas memorizar, é que o sujeito já possua subsunçores que possam dar sentido aos novos conhecimentos.
Um aspecto conceitual dos subsunçores é:

  • A serem conhecidos como ideias-âncora, dado que, uma vez estabelecidos, tornam-se fixos;
  • B entrarem em relações dinâmicas de hierarquia uns com os outros e com os conhecimentos adquiridos;
  • C tornarem-se ponto de apoio potencial para menos conhecimentos, na medida em que se complexificam;
  • D surgirem como um conjunto de ideias inatas universalmente presentes nas estruturas subjetivas;
  • E chegarem ao status de organizadores prévios, na medida em que ganham em clareza e abrangência.

Para Ausubel, que é um psicólogo da aprendizagem, o mais importante num processo de ensino é que o conteúdo a ser aprendido pelo aluno, precisa fazer sentido e, isto acontece quando a informação nova "ancora-se", apoia-se, nos conceitos importantes já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. A ____________________acontece quando novas ideias ou informações relacionam se com conceitos relevantes e disponíveis na estrutura cognitiva e, consequentemente, assimilado por ela. Assinale a palavra que completa corretamente a lacuna do excerto:

  • A Acomodação
  • B Aprendizagem Cognitiva
  • C Zona de Desenvolvimento Proximal
  • D Aprendizagem Significativa
Sobre a aprendizagem significativa de Ausubel assinale a alternativa CORRETA:
  • A A aprendizagem é resultado da interação social e compartilhamento de significados socialmente aceitos, dentro do estágio atual e potencial do aluno, considerando o aluno inserido numa sociedade e em uma cultura que determina esse conhecimento, o professor deve mediar a aprendizagem daquilo que o aluno ainda não sabe, utilizando estratégias que o levem a tornar-se independente, e o preparando para um espaço de diálogo, interação e convívio social.
  • B A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou preposições relevantes e existentes na estrutura cognitiva do aprendiz, em outras palavras, para o aluno aprender é necessário que a nova informação faça sentido, o professor deve identificar aquilo que o aluno já sabe: sua estrutura cognitiva, os conceitos básicos da matéria e como ela está estruturada, para assim, projetar o conteúdo hierarquicamente e de acordo com a estrutura do aluno.
  • C A aprendizagem é resultado de situações e experiências desconhecidas advinda da interação com o meio, onde o aluno individualmente procura compreender e resolver as interrogações, o professor deve conhecer as estruturas cognitivas do aluno e criar atividades desafiadoras e adequadas que provoquem desequilíbrios, para que o aluno, procurando o reequilíbrio e tendo a oportunidade de agir se reestruture e aprenda.
  • D A aprendizagem é definida como aquisição/ modificação de comportamentos. Sendo os comportamentos obtidos e condicionados por meio de reforço - estímulo da conduta desejada, o papel do professor é o de criar ou modificar comportamentos através de reforços para que o aluno faça o desejado.

Complete a sentença abaixo com a palavra CORRETA:
____________________ é uma forma do professor conduzir o aluno, auxiliando-o a pensar, a pesquisar e dialogar sobre um assunto. Neste processo o professor coloca-se como ponte entre o aluno e o conhecimento. Desta forma, o professor não se posiciona como único detentor do conhecimento, mas, parceiro do aluno na busca da aprendizagem significativa.

  • A Intervenção.
  • B Mediação.
  • C Reflexão sistematizada.
  • D Transdisciplinaridade.
  • E Busca ativa.