Questões de Autotransformador (Engenharia Elétrica)

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Sobre os autotransformadores, analise as afirmativas a seguir.
I. Os autotransformadores monofásicos possuem dois enrolamentos conectados em paralelo, sendo um o primário e ou outro o secundário.
II. A sua desvantagem é a perda de isolamento elétrico entre os enrolamentos; contudo, permitem construtivamente um menor núcleo, o que resulta em menores custos de fabricação.
III. Eles possuem maior eficiência e uma melhor regulação de tensão.
IV. Uma desvantagem é que os enrolamentos ligados à rede produzem alta queda de tensão, produzindo perdas de energia no cobre e entreferro, proporcionando baixas potências de saída.
Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV.

Um forno elétrico utilizado no Laboratório de Engenharia de Materiais da UFCG é ligado a uma tomada trifásica de 380 V (tensão de linha), por meio de um auto-transformador ideal de 380/220 V. Sabendo-se que a corrente medida no cabo de fase do forno é IX, e que a corrente medida na tomada é IY, é correto afirmar que:

  • A IY = 0,5774 · IX.
  • B IY = 1,732 · IX.
  • C IY = IX.
  • D IY = IX / π
  • E IY = π · IX.

Determine o número de espiras em N1 e N2 para o autotransformador ideal abaixo, sabendo que a seção magnética do núcleo é de 10 cm2. N1 + N2 é o número total de espiras do transformador.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 1.200 e 2.400.
  • B 1.200 e 1.200.
  • C 480 e 960.
  • D 480 e 480.
  • E 120 e 240.

Um transformador de potência aparente nominal SN=150VA, tensões nominais VP=120V (primário) e VS=24V (secundário) foi conectado de forma a se constituir um autotransformador. Uma tensão de 120V é aplicada no primário de transformador. Uma carga é conectada aos terminais de secundário do autotransformador e de valor tal que exige do transformador a sua potência nominal.


Calcule a potência aparente entregue à carga caso o autotransformador seja conectado em ligação aditiva e calcule a potência aparente entregue à carga caso o autotransformador seja conectado de ligação subtrativa.


Os resultados são, respectivamente:

  • A Autotransformador aditivo: SCarga = 300VA ; autotransformador subtrativo: SCarga = 200VA.
  • B Autotransformador aditivo: SCarga = 900VA ; autotransformador subtrativo: SCarga = 600VA.
  • C Autotransformador aditivo: SCarga = 1.200VA ; autotransformador subtrativo: SCarga = 700VA.
  • D Autotransformador aditivo: SCarga = 1.500VA; autotransformador subtrativo: SCarga = 900VA.

O autotransformador é um transformador especial no qual parte do enrolamento é comum aos circuitos do primário e do secundário.


Sobre a característica do autotransformador quando comparado com um transformador de dois enrolamentos, é correto afirmar que

  • A custam mais.
  • B possuem perdas maiores.
  • C têm reatâncias de dispersão maiores.
  • D os enrolamentos estão conectados diretamente entre si.