Questões de Avaliação 360 graus (Gestão de Pessoas)

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A avaliação de desempenho em que participam todos os que mantêm alguma interação com o avaliado, como chefe, colegas, pares, subordinados e clientes é a do tipo:

  • A 360 graus
  • B rondomizada
  • C autoavaliação
  • D avaliação para cima

Para que a gestão de desempenho atinja seus objetivos, é necessária a etapa de avaliação de desempenho, a qual depende do método adequado a cada circunstância.
No que concerne aos métodos de avaliação de desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação 360º permite a redução do efeito halo na avaliação.
II. O método de pesquisa de campo envolve tanto a responsabilidade de linha quanto a função de staff.
III. A facilidade de homogeneização das características individuais e a simplicidade são características do Balanced Scorecard.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I e III, apenas.

Analise as afirmativas abaixo sobre a importância estratégica da Avalição de Desempenho para as organizações.
1. A avaliação de desempenho não é um fim em si mesma, mas um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização.
2. O método de escalas gráficas consiste em avaliar o desempenho das pessoas por meio de frases descritivas de tipos de desempenho individual. Em cada bloco de duas ou mais frases, o avaliador deve escolher apenas uma que mais se aplique ao desempenho da pessoa avaliada.
3. Na avaliação 360°, todas as áreas e pessoas com quem o funcionário tem contato no contexto da organização participam da avaliação, entre elas: chefes, colegas de trabalho, clientes internos e externos, fornecedores e subordinados.
4. Uma das desvantagens de utilizar o método da escala gráfica para realizar a Avaliação de Desempenho é que pode ocorrer o efeito halo na avaliação, ou seja, distorções pessoais do avaliador podem fazer com que este generalize um estereótipo baseado em apenas uma característica do servidor avaliado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

Com relação ao subsistema de avaliação de desempenho da Administração de Recursos Humanos, Marras (2016) define que, entre os diversos métodos existentes para avaliar o desempenho humano nas organizações, existe um em que o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares, clientes internos e externos, fornecedores etc. Esse processo de “avaliação total” recebe o nome de:

  • A 360°.
  • B Escalas gráficas.
  • C Comparativo.
  • D Incidentes críticos.
  • E Escolha forçada.

A Avaliação 360° adota a premissa de que

  • A as diversas perspectivas geradas pelas avaliações múltiplas de um funcionário aumentam a compreensão do desempenho.
  • B a simplicidade do processo avaliativo utilizado garante uma análise menos enviesada dos colaboradores.
  • C os efeitos decorrentes da padronização gerencial nas avaliações de desempenho são ideais para o atual cenário de sociedades de rede.
  • D o foco da análise de desempenho deve ser o de incentivar cada participante por meio de críticas positivas sobre os aspectos profissionais.
  • E o desempenho avaliado somente por subordinados viabiliza a redução dos custos, sem a perda da qualidade da informação obtida.