Questões de Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior (Pedagogia)

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Acerca da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR, é correto afirmar que:
  • A os docentes devem submeter as avaliações bimestrais previamente à coordenação de curso, para fins de homologação.
  • B o docente deve utilizar no mínimo três instrumentos de avaliação distintos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais.
  • C o processo de avaliação do ensino-aprendizagem deve observar as disposições previamente estabelecidas no plano de ensino, sendo proibidas alterações no decorrer do período letivo.
  • D o processo de ensino-aprendizagem deve ser organizado a partir dos conhecimentos formais, prescritos no currículo, e dos informais, oriundos da prática social.
  • E no processo de avaliação não será permitida a utilização de instrumento de autoavaliação por parte dos estudantes.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem por objetivo assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  • A o descumprimento de termo de compromisso celebrado em virtude de resultados considerados insatisfatórios poderá acarretar a aplicação de penalidade de perda de mandato do dirigente responsável pela ação não executada, no caso de instituições públicas de ensino superior.
  • B constituem instrumentos de avaliação do SINAES o credenciamento e a renovação de credenciamento de curso de graduação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
  • C cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deverá possuir Comissão Própria de Avaliação (CPA), que será composta por maioria absoluta de docentes e subordinada aos Conselhos Superiores da instituição de ensino.
  • D as avaliações para credenciamento ou renovação de credenciamento dos cursos de medicina, psicologia e odontologia poderão ocorrer na modalidade presencial ou virtual, com georreferenciamento.
  • E a coordenação e supervisão do SINAES será exercida pelo Ministro de Estado da Educação, que será assessorado pelo colégio de reitores das instituições federais de ensino superior.
O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), tem como objetivo “assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes” (Art. 1º da Lei nº 10.861, de 14/04/2004). Analise as afirmativas a seguir em relação ao SINAES.
I. Tem como finalidade a melhoria da qualidade do ensino superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. II. Oferece autonomia às instituições de Ensino Superior para aplicar o currículo e avaliá-lo de acordo com as próprias concepções avaliativas. III. Ao promover a avaliação de instituições de Ensino Superior, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos. IV. Na avaliação dos cursos, tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Assinale a alternativa correta. 
  • A Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
  • B Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • D Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
  • E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Sobre a avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa, analise as afirmativas a seguir:
I. É um procedimento que serve para medir o conhecimento do aluno no processo de ensino.
II. Faz parte do processo de ensino e de aprendizagem e permite ao professor intervir para o aluno aprender melhor.
III. A escola deve utilizar provas elaboradas com questões de múltipla escolha, para que o aluno seja bem avaliado.
IV. O processo avaliativo considera necessária a articulação entre os processos de ensino e de aprendizagem

Estão CORRETAS apenas
  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C I, II e III.
  • D II, III e IV.
  • E I, III e IV.

Para Hoffmann, a avaliação mediadora vai conceber o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno e também pelo professor, como ação-reflexão-ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados, de compreensão.
Disso decorre que se trata de uma relação

  • A intrapessoal.
  • B individual.
  • C dialógica.
  • D sociológica.
  • E positivista.