Questões de Avaliação de Desempenho (Psicologia)

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A avaliação do desempenho de colaboradores de uma organização com base na metodologia dos Incidentes Críticos toma por base

  • A apenas o registro de erros ou falhas cometidas pelo avaliado no período de avaliação, razão pela qual é considerado um método deficiente.
  • B o resultado de testes de prontidão aplicados aos avaliados para medir a capacidade de resposta a situações críticas.
  • C aspectos do comportamento dos avaliados considerados extremos, tanto positivos como negativos.
  • D um modelo ideal de atuação para cada cargo, com características técnicas e comportamentais predefinidas, para fins de pontuação dos avaliados.
  • E a autoavaliação, na qual o avaliado deve considerar o benchmark acordado com o avaliador previamente, razão pela qual é aplicável apenas à alta administração.

Quanto às variáveis que interferem na adesão ao tratamento, fator importante para os cuidados em saúde, assinale a alternativa incorreta.

  • A A qualidade da comunicação está no centro do relacionamento entre pacientes e profissionais, de maneira que os pacientes cuidados por profissionais da saúde que são bons comunicadores tendem a ter menor probabilidade de adesão ao tratamento.
  • B Expectativas otimistas, apoio familiar e confiança no profissional são variáveis importantes para a adesão do paciente ao tratamento.
  • C Programar o tratamento de acordo com o estilo de vida do paciente e envolver familiares são medidas que aumentam a probabilidade de adesão ao tratamento e que podem ser tomadas pelos profissionais da saúde. 
  • D O nível de satisfação do médico com o trabalho e o seu estilo de comunicação são variáveis do profissional de saúde que podem afetar a adesão do paciente ao tratamento.
  • E As variáveis do regime de tratamento são importantes para a adesão a ele: quanto mais complexo o regime de tratamento para o paciente, menor a adesão. 

Critérios de Avaliação são as dimensões do desempenho em relação ao que se avalia de um empregado. Os diferentes tipos de critérios que podem ser utilizados na avaliação do desempenho são:

  • A dos traços, comportamentais e de resultados.
  • B de produtividade, do cargo e de perfis.
  • C de engajamento, relacionais e de atitudes.
  • D de análise do cargo, de desenvolvimento e de expertise.
  • E de senioridade, técnicos e acadêmicos.

Segundo Chiavenato, o processo utilizado para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho, incluindo o desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, além da orientação das pessoas e avaliação do desempenho, é caracterizado por:

  • A recompensar pessoas
  • B aplicar pessoas
  • C monitorar pessoas
  • D agregar pessoas

De acordo com Chiavenato, uma avaliação de desempenho, da qual participam o gestor, colegas, subordinados, clientes internos e externos, fornecedores e todas as pessoas ao redor do avaliado é denominada:

  • A avaliação circular.
  • B avaliação interativa.
  • C avaliação de 360º.
  • D autoavaliação.