Questões de Avaliação de Projetos (Engenharia de Produção)

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Para estabelecer uma conexão mais eficaz com os clientes, as empresas adotam uma abordagem sistemática na realização de um trabalho, organizando as atividades necessárias para atrair e reter clientes no processo de vendas.

Acerca dos esforços das empresas para estabelecer relacionamento com os clientes, julgue o item a seguir.

Chama-se valor percebido a diferença entre a avaliação feita em potencial pelo cliente quanto aos benefícios e custos relativos a um produto e as alternativas percebidas.  

  • Certo
  • Errado

Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma causa de instabilidade na cadeia de suprimentos?

  • A Atualizações da previsão de demanda.
  • B Episódios de racionamento e falta.
  • C Formação de lotes de pedidos.
  • D Flutuações de preço.
  • E Escala da produção.

O Manual de Oslo, documento publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e que constitui uma relevante fonte de consulta quando o assunto é Gestão da Inovação, estabelece em sua terceira edição quatro tipos de inovações que encerram um amplo conjunto de mudanças nas atividades das empresas. Esses tipos de inovações são identificados no referido documento da seguinte forma:

  • A Inovações de produto, inovações de serviço, inovações de processo e inovações de modelos de negócios.
  • B Inovações de produto, inovações de processo, inovações organizacionais e inovações de marketing.
  • C Inovações de produto, inovações de serviço, inovações radicais e inovações incrementais.
  • D Inovações de portfólio, inovações de projeto, inovações de processo e inovações de modelos de negócios.
  • E Inovações de portfólio, Inovações de projeto, inovações radicais e inovações incrementais.

Sobre o ciclo de vida do projeto, a partir do trecho ilustrado, verifique as assertivas e assinale a correta. O ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início à conclusão. Ele fornece a estrutura básica para o gerenciamento do projeto. (...) Os ciclos de vida do projeto podem ser preditivos ou adaptativos. Em um ciclo de vida do projeto, há geralmente uma ou mais fases associadas com o desenvolvimento do produto, serviço ou resultado. Elas são chamadas de ciclo de vida de desenvolvimento. Os ciclos de vida de desenvolvimento podem ser preditivos, iterativos, incrementais, adaptativos ou um modelo híbrido. Fonte: Guia PMBOK, 2017. I. O escopo do projeto geralmente é determinado no início do ciclo de vida do projeto, mas as estimativas de prazo e custos são normalmente modificadas à medida que a equipe do projeto compreende melhor o produto. As iterações desenvolvem o produto por meio de uma série de ciclos repetidos, enquanto os incrementos acrescentam sucessivamente à funcionalidade do produto. [ II. A entrega é produzida por meio de uma série de iterações que sucessivamente adicionam funcionalidade em um prazo predeterminado. A entrega contém a capacidade necessária e suficiente para ser considerada completa somente após a iteração final. III. O escopo, prazo e custo do projeto são determinados nas fases iniciais do ciclo de vida. Quaisquer alterações ao escopo são cuidadosamente gerenciadas. São também chamados de ciclos de vida em cascata. IV. É uma combinação de um ciclo de vida adaptativo e um preditivo. Os elementos do projeto que sejam conhecidos ou que tenham requisitos estabelecidos seguem um ciclo de vida de desenvolvimento preditivo, e os elementos que ainda estiverem em evolução seguem um ciclo de vida de desenvolvimento adaptativo. V. São ágeis, iterativos ou incrementais. O escopo detalhado é definido e aprovado antes do início de uma iteração. São também chamados ágeis ou de ciclos de vida orientados a mudanças.

  • A I - Incremental; II - Iterativo; III - Híbrido; IV - Adaptativo e V - Preditivo.
  • B I - Adaptativo; II - Híbrido; III - Preditivo; IV - Iterativo e V - Incremental.
  • C I - Iterativo; II - Incremental; III - Preditivo; IV - Híbrido e V - Adaptativo.
  • D I - Preditivo; II - Iterativo; III - Incremental; IV - Adaptativo e V - Híbrido.

Um aspecto relevante para a avaliação do desempenho de um sistema produtivo é a comparação com outras organizações que produzem o mesmo produto ou ofertam o mesmo serviço. Uma forma de fazer essa comparação é mostrada no gráfico x, ao lado, onde se visualiza o desempenho de várias organizações quanto à "eficiência em custo" e "velocidade do serviço".


A análise do gráfico permite constatar que a


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A organização Z é menos eficaz que a organização W.
  • B fronteira eficiente se modifica quando a organização X muda seu desempenho melhorando simultaneamente a velocidade e o custo.
  • C organização Y é mais eficaz que a organização W.
  • D fronteira eficiente se modifica quando a organização Y muda seu desempenho melhorando simultaneamente a velocidade e o custo.