Questões de Avaliação de Serviços de Informação (Biblioteconomia)

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No contexto do funcionamento de sistemas de informação, a avaliação heurística é um método feito a partir

  • A da inspeção da interface do usuário em relação a sua usabilidade.
  • B da representação mental de um objeto ou uma unidade do conhecimento.
  • C de afirmativas verificáveis sobre um item de referência.
  • D do conhecimento prévio do indivíduo que transforma informação em conceito.
  • E do significado dos conceitos baseado na similaridade entre eles.

Em relação às características institucionais e materiais do serviço de referência presencial, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os objetivos e missões da instituição definem o quadro geral: missão de serviço público, educacional, de saúde, de caráter científico e técnico ou comercial.
( ) A natureza da coleção de referência, seja em papel e/ou digital é uma das características materiais.
( ) O público, interno ou externo, é um elemento fundamental, que orienta as escolhas e atividades.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, F e F.
  • B F, V e V. 
  • C V, F e F.
  • D V, V e V.

Considerando as estruturas organizacionais, as grandes áreas funcionais, o marketing e a avaliação de serviços em bibliotecas, assinale a opção correta.

  • A Diante da relação dinâmica e dependente entre sua estrutura organizacional e sua estratégia, a biblioteca deve, para alcançar as suas metas, priorizar a condução de tarefas individuais.
  • B Assim como o marketing de mercado, o marketing de biblioteca tem como característica a separabilidade entre produção e consumo.
  • C A representação imagética da estrutura organizacional das bibliotecas mostra uma departamentalização por função, ou seja, um agrupamento por atividades baseadas nas funções desenvolvidas pelas unidades de informação.
  • D Entre as avaliações que ocorrem nas bibliotecas, está a avaliação do acervo, cujo objetivo é determinar o que a unidade de informação possui e não possui, a partir de métodos qualitativos, como verificar o tamanho e o crescimento do acervo, sem interferir nas políticas de desenvolvimento de coleções.
  • E Como o grupo que mantém a biblioteca é o mesmo que consome os produtos por ela ofertados, é correto afirmar que o seu marketing de serviços ocorre por meio dos recursos, financeiros ou não, advindos dos usuários, que recebem, em troca, serviços.

A respeito da avaliação de serviços e de planejamento, rede e sistemas em centros de documentação e serviços de informação, assinale a opção correta.

  • A No contexto da avaliação de serviços, as bibliotecas examinam e processam insumos, geram produtos a partir desses insumos, ou seja, os serviços de informação em si, e avaliam os resultados alcançados por esses serviços.
  • B No planejamento de centros de documentação e serviços de informação, analisam-se o esquema de organização e os recursos que compõem a unidade de informação, que estão no contexto interno; já as análises referentes à qualidade de serviços e produtos devem ocorrer após o planejamento, pois são consideradas variáveis externas.
  • C Insumo primário, na avaliação de serviços em bibliotecas, representa recursos informacionais, como livros, periódicos, constituindo o que leva o usuário até a biblioteca, ou seja, o acervo.
  • D Recursos financeiros, de pessoal e de suporte (instalações físicas) correspondem a insumos secundários na avaliação de serviços em bibliotecas.
  • E A metodologia para o planejamento de serviços de informação chamada de SWOT (strengths, weaknesses, opportunities and threats), desenvolvida em Harvard, foca a análise no ambiente interno da biblioteca e não no externo, pois privilegia valores como competências e recursos, presentes no interior da unidade de informação.

Assinale a alternativa que indica o meio utilizado para determinar, na avaliação de um serviço de informação, em que grau os objetivos da unidade de informação são cumpridos.

  • A Coletas de dados.
  • B Medidas de desempenho.
  • C Padrões qualitativos.
  • D Padrões quantitativos.
  • E Relatórios estatísticos.