Questões de Avaliação e Indicadores de Estoques (Administração de Recursos Materiais)

Limpar Busca

Considerando a gestão de estoques e almoxarifados, julgue o item que se segue.


O inventário físico dos estoques deve ser realizados uma única vez ao ano, ao final do período da empresa.

  • Certo
  • Errado

Acerca da gestão de estoques, julgue o item a seguir. 


Materiais não produtivos são aqueles utilizados pela produção para efetuar a operação, agregando valor ao custo do produto final de forma indireta. 

  • Certo
  • Errado
O estoque é necessário para que o processo de produção/vendas da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os materiais em estoque podem ser de três tipos básicos: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. As deficiências do controle de estoques normalmente são mostradas por reclamações contra sintomas específicos e não por críticas diretas a todo o sistema. Considerando alguns desses sintomas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Grandes e periódicas dilatações dos prazos de entrega para os produtos acabados e dos tempos de reposição para matéria-prima. ( ) Quantidades maiores de estoque, enquanto a produção permanece constante. ( ) Baixa rotação dos estoques, obsolescência em demasia e falta de espaço para armazenamento. ( ) Diminuição do número de cancelamentos de pedidos ou mesmo devoluções de produtos acabados e variação excessiva da quantidade a ser produzida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F - V - V - F
  • B F - V - F - F
  • C V - F - V - V
  • D V - V - F - F
  • E V - V - V - F

Uma fornecedora de itens de limpeza doméstica para supermercados optou por mudar o posicionamento estratégico de escala para o de diferenciação, investindo em matérias-primas mais eficientes, que melhorem a performance dos produtos, por meio da diversidade de fragrâncias e embalagens, visando atender clientes com maior poder aquisitivo.
Para comunicar sua mudança estratégica, de forma a reforçar sua nova posição de diferenciação, a empresa deve

  • A priorizar grandes investimentos em mídias de massa, como televisões e jornais.
  • B aguardar que os efeitos sejam percebidos pelos consumidores e, assim, alimentar o efeito boca a boca entre os consumidores, explorando o efeito surpresa.
  • C investir em treinamento dos funcionários e aperfeiçoamento dos produtos, mantendo, ao mesmo tempo, a estratégia de comunicação da posição anterior, para justificar os novos investimentos.
  • D manter o escopo amplo de comunicação (funcionários, clientes com menor e maior poder aquisitivo), de forma a mudar de posição estratégica na medida em que haja demanda por diferentes públicos.
  • E apresentar os novos produtos ao público interno, por meio de reuniões com os funcionários, e ao público externo, por meio de comunicação segmentada e reforço do caráter premium de seus novos produtos.

O estoque de reserva (segurança) refere-se à quantidade mínima de produtos existente no estoque com a função de dar cobertura às possíveis alterações no sistema. Para se definir o nível de estoque de segurança, existem alguns modelos (métodos) de cálculo. A fórmula abaixo, refere-se ao seguinte método:
• Fórmula: ES = (Cm - Cn) + Cm x Ptr)
Onde:
• ES = estoque de segurança.
• Cn = consumo normal do produto.
• Cm = consumo maior previsto do produto.
• Ptr = porcentagem de atraso no tempo de reposição.

  • A Método com Alteração de Consumo e/ou Tempo de Reposição.
  • B Método com Grau de Atendimento Definido.
  • C Método do Grau de Risco Relativo.
  • D Método por Tempo de Demanda e Perda.
  • E Método por Histórico de Consumo.