Questões de Avaliação Educacional (Pedagogia)

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O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem por objetivo assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  • A o descumprimento de termo de compromisso celebrado em virtude de resultados considerados insatisfatórios poderá acarretar a aplicação de penalidade de perda de mandato do dirigente responsável pela ação não executada, no caso de instituições públicas de ensino superior.
  • B constituem instrumentos de avaliação do SINAES o credenciamento e a renovação de credenciamento de curso de graduação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
  • C cada instituição de ensino superior, pública ou privada, deverá possuir Comissão Própria de Avaliação (CPA), que será composta por maioria absoluta de docentes e subordinada aos Conselhos Superiores da instituição de ensino.
  • D as avaliações para credenciamento ou renovação de credenciamento dos cursos de medicina, psicologia e odontologia poderão ocorrer na modalidade presencial ou virtual, com georreferenciamento.
  • E a coordenação e supervisão do SINAES será exercida pelo Ministro de Estado da Educação, que será assessorado pelo colégio de reitores das instituições federais de ensino superior.
Acerca da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR, é correto afirmar que:
  • A os docentes devem submeter as avaliações bimestrais previamente à coordenação de curso, para fins de homologação.
  • B o docente deve utilizar no mínimo três instrumentos de avaliação distintos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais.
  • C o processo de avaliação do ensino-aprendizagem deve observar as disposições previamente estabelecidas no plano de ensino, sendo proibidas alterações no decorrer do período letivo.
  • D o processo de ensino-aprendizagem deve ser organizado a partir dos conhecimentos formais, prescritos no currículo, e dos informais, oriundos da prática social.
  • E no processo de avaliação não será permitida a utilização de instrumento de autoavaliação por parte dos estudantes.

Em relação à avaliação na proposta inclusiva, analisar a sentença abaixo: 
A avaliação, definida como uma das dimensões do papel do professor, transformou-se em instrumento de controle da aprendizagem, possibilitando ao professor manter a disciplina dos alunos e garantir a eficiência no desempenho escolar (1ª parte). A avaliação deve ser entendida como fonte principal de informação e referência para a formulação de práticas educativas que levem à formação global de todos os indivíduos. Isso implica dar à avaliação um outro papel institucional, sua dimensão formadora (2ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.

Feuerstein é conhecido, mundialmente, pelos métodos elaborados na área da avaliação e do apoio cognitivo, sendo que considera haver duas principais abordagens na educação da criança com necessidades especiais. Em relação às abordagens expressas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Abordagem passiva. (2) Abordagem ativa.
(_) Desenvolve habilidades que promovam a independência, como ler, contar e mover-se fisicamente de um lado para outro. (_) O professor não afasta o aluno da formação propedêutica, porém insere também atividades de preparação para o trabalho. (_) Representa uma concepção protegida de educação, ou seja, o espaço escolar preferido é o das escolas especiais.

  • A 2 - 1 - 1.
  • B 2 - 2 - 1.
  • C 1 - 1 - 2.
  • D 1 - 2 - 2.

Sobre os tipos de avaliação e seus propósitos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Avaliação Diagnóstica.
2. Avaliação Formativa.
3. Avaliação Somativa.
Coluna 2

( ) Verificar a presença de pré-requisitos para novas aprendizagens, detectar dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar suas causas.
( ) Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos.
( ) Constatar se os objetivos estabelecidos foram alcançados pelos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 2 – 3 – 1.
  • E 3 – 1 – 2.