Questões de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas (Pedagogia)

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Cipriano Luckesi (2011) destaca que na Avaliação da Aprendizagem Escolar os erros como fator participante do processo de ensinoaprendizagem: “Eles devem ser considerados percalços de travessia, com os quais podemos positivamente aprender e evoluir, mas nunca alvos a serem buscados” (p. 200). Diante desta perspectiva, assinale a alternativa correta.
  • A O erro está associado à culpa e ao castigo, o que faz com que os alunos errem menos por medo de serem castigados
  • B Avaliação e erro são assuntos divergentes e se torna impossível de integrá-los de modo complementar um ao outro
  • C A avaliação pode utilizar o erro como fonte de decisão sobre os novos caminhos a serem seguidos na construção do conhecimento
  • D É necessário encarar o erro como fonte de crescimento, pois o sofrimento é um suporte inevitável para o amadurecimento
  • E A ideia de erro é subjetiva, pois não existe um padrão para o acerto/erro, e sim, considerar o esforço de construção do aprendizado

A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhoria da aprendizagem. De acordo com essa perspectiva, assinale a alternativa incorreta.

  • A A avaliação informa ao aluno seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades.
  • B Notas e conceitos expressam exatamente o quanto o aluno aprendeu.
  • C A avaliação dá aos alunos a oportunidade de reflexão e exige um acompanhamento permanente do professor. 
  • D A avaliação informa ao professor o que foi aprendido pelo aluno, fazendo-o refletir sobre a eficácia de sua prática educativa.
  • E A avaliação da aprendizagem adquire sentido quando se articula com o projeto político-pedagógico e com o plano de aula.
No Brasil, na esteira da discussão da democratização da escola pública, configuraram-se diferentes abordagens pedagógicas. Muitas delas mantinham a crença na escola como equalizadora das desigualdades sociais. Entre essas abordagens está a Pedagogia da Escola Nova ou “Pedagogia Nova”. De acordo com Dermeval Saviani, no livro “Escola e Democracia”, publicado originalmente em 1993, atualmente, com mais de 40 edições, o ideário da Escola Nova:
I. Forjou-se advogando uma pedagogia com um tratamento diferencial a partir da “descoberta” das diferenças individuais.
II. Concebe a aprendizagem como uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre eles e o professor.
III. Organizou-se basicamente na forma de escolas experimentais ou como núcleos raros, muito bem equipados e circunscritos a pequenos grupos de elite.
IV. Face à sua ampla difusão influenciou muito os modos como os educadores entendem a educação, provocando o afrouxamento da disciplina e a despreocupação com a transmissão de conhecimentos.
Está correto o que se afirma em
  • A I, II, III e IV.
  • B III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e IV, apenas.

A Resolução nº 1, de 13 de novembro de 2020, em seu art. 1º. (§ 5º), afirma que “na ausência de documentação escolar que comprove escolarização anterior, estudantes estrangeiros na condição de migrantes, refugiados, apátridas e solicitantes de refúgio terão direito a processo de avaliação/classificação, permitindo-se a matrícula em qualquer ano, série, etapa, ou outra forma de organização da Educação Básica, conforme o seu desenvolvimento e faixa etária”. (BRASIL, 2020).

Sobre o processo de avaliação/classificação, de acordo com a referida Resolução, é correto afirmar que: 

  • A O processo de avaliação/classificação deverá ser feito na língua materna do estudante, cabendo aos sistemas de ensino garantirem esse atendimento.
  • B O processo de avaliação/classificação deverá ser feito na língua oficial nacional, cabendo aos órgãos credenciados por departamento específico de cada estado, a execução desse atendimento.
  • C O processo de avaliação/classificação deverá ser feito na língua materna do estudante, a ser aplicado por supervisor pedagógico, ou equivalente, credenciado por órgão específico de cada estado.
  • D O processo de avaliação/classificação deverá ser feito na língua oficial nacional, cabendo aos sistemas de ensino garantirem esse atendimento. 

“Os sistemas de avaliação pedagógica de alunos e de professores vêm se assumindo cada vez mais com discursos verticais, de cima para baixo, mas insistindo em passar por democráticos. A questão que se coloca a nós, enquanto professores e alunos críticos e amorosos da liberdade, não é, naturalmente, ficar contra a avaliação, de resto necessária, mas resistir aos métodos silenciadores com que ela vem sendo às vezes realizada. A questão que se coloca a nós é lutar em favor da compreensão e da prática da avaliação enquanto instrumento de apreciação do que-fazer de sujeitos críticos a serviço, por isso mesmo, da libertação e não da domesticação”.

O excerto acima, que versa a respeito da avaliação no contexto escolar, foi escrita por:

  • A Afrânio Peixoto.
  • B Anísio Teixeira.
  • C Cecília Meireles.
  • D Fernando de Azevedo.
  • E Paulo Freire.