Questões de Avaliação Física (Educação Física)

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Entre os procedimentos essenciais ao trabalho do profissional de Educação Física situam-se as técnicas de avaliação física. Por meio da avaliação física é possível reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para a prescrição de exercícios físicos/desportivos. Avaliações físicas baseadas em medidas antropométricas como perímetros corporais e dobras cutâneas se inserem entre os métodos denominados: 
  • A diretos
  • B indiretos
  • C duplamente indiretos
  • D associados
O sobrepeso e o desenvolvimento motor pobre nas crianças e adolescentes, que podem ser constatados em diferentes regiões e classes sociais, decorrem, sobretudo, do estilo de vida sedentário. Por si o sedentarismo é um fator de risco para as doenças crônicas e mortalidade, principalmente na vida adulta e, por isso, deve ser combatido desde a infância. Os esportes e as modalidades de treinamento proporcionam o desenvolvimento de uma gama de capacidades físicas, o pleno desenvolvimento somático e de aspectos cognitivos e emocionais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 81% das crianças e adolescentes em idade escolar não conseguem atingir os níveis recomendados de atividade física e como solução é apontado que
  • A ≥ 30 minutos diários de atividade física vigorosa são adequados para essa população.
  • B a orientação correta são 150 minutos de atividade física semanais de intensidade moderada a vigorosa.
  • C deve ser orientado como correto para esses adolescentes ≥ 60 minutos diários de prática de atividade física com níveis de intensidade moderada a vigorosa.
  • D exercícios de musculação nas academias e crossfit estão entre as opções que podem motivar os jovens quando a educação física escolar não é suficiente, 30 minutos diários.
  • E muitas crianças crescem e experimentam os quatros esportes coletivos mais populares: futsal; basquetebol; voleibol; e, handebol. Esles são amplamente praticados nas aulas de e educação física escolar desde a década de 1970, fazendo parte da base curricular dessa disciplina nas escolas brasileiras,sendo suficientes para a saúde física das crianças.
A Amplitude de Movimento Articular (ADM) é o ângulo pelo qual uma articulação se move de sua posição de repouso para as extremidades de seu movimento em qualquer direção. Melhorar a ADM trata-se um objetivo central para a população em geral, bem como em contextos clínicos, como tratamento de insuficiência respiratória aguda, neurofibromas plexiformes, recuperação de cirurgia relacionada ao câncer de mama e artroplastia total do quadril. Várias condições clínicas comuns afetam negativamente a ADM, como espondilite anquilosante, paralisia cerebral, distrofia muscular de Duchenne, osteoartrite, artrite reumatoide. Sem surpresa, os ganhos de ADM também são relevantes em diferentes esportes, como basquete, beisebol e remo. O alongamento é, geralmente, prescrito para aumentar a ADM em esportes, situações clínicas, como dor lombar crônica, artrite reumatoide e desempenho de exercícios, em geral. Considerando que as técnicas de alongamento incluem estática (ativa ou passiva), dinâmica ou Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) e, ainda,podem aperfeiçoar a ADM que é melhorada nas seguintes situações, EXCETO: 
  • A Diminuição no ângulo de penação.
  • B Aumento da tolerância ao estiramento.
  • C Redução da atividade do reflexo tônico.
  • D Aumento do reflexo tônico com mais tolerância ao exercício.
  • E Aumento do comprimento do fascículo e alterações no ângulo de penação.
Considerando um dos métodos de avaliação da flexibilidade é o Teste Sentar e Alcançar (Banco de Wells), assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Permite avaliar a flexibilidade da articulação coxo-femural.
  • B Será realizado duas vezes este procedimento, considerando a maior distância atingida.
  • C O avaliador deve se posicionar próximo ao avaliado e observar se o avaliado está com as pernas estendidas.
  • D O avaliado deve se sentar no colchão com os pés totalmente apoiados na parte lateral da caixa que fica embaixo da caixa.
  • E O avaliado deverá flexionar o tronco sobre o quadril, empurrando o taco de madeira sobre a caixa que possui uma fita métrica milimetrada.

Fatores externos que podem limitar a flexibilidade:

  • A Altura e intelecto.
  • B Temperatura ambiente, hora do dia, idade.
  • C Intelecto e saúde mental.
  • D Cognição e nível de condicionamento.
  • E Capacidade cardiorrespiratória, sexo e intelecto.