Questões de Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Prova Brasil, Provinha Brasil (Pedagogia)

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O principal objetivo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é fornecer

  • A um indicador de qualidade da educação para poder comparar as escolas brasileiras, estabelecer metas e distribuir bônus para os melhores no ranking.
  • B informações precisas sobre a aprendizagem de cada aluno para que os educadores da escola possam conhecer melhor seus recursos cognitivos e planejar suas próximas ações.
  • C dados atualizados sobre o desempenho dos alunos brasileiros apenas em português e matemática porque estas são as disciplinas mais básicas para todos.
  • D evidências sobre o sistema educacional brasileiro e transformá-las em dados compatíveis com sistemas internacionais de modo a entender a defasagem de aprendizagem dos alunos brasileiros.
  • E subsídios que contribuam para a formulação de políticas que democratizem o acesso à escola, ampliem a qualidade e aumentem a equidade da educação brasileira.

Sobre avaliação em larga escala, leia o texto para julgar o item. 


A Prova Brasil é aplicada todos os anos e avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas.

  • Certo
  • Errado

Leia o texto, a seguir, para responder à questão : 

A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país. Nos anos em que a Prova Brasil é aplicada, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quinto e nono ano do Ensino Fundamental, recebem cadernos com Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores. (fonte: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil/apresentacao), Acesso em agosto de 2021. 



No total, a matriz de referência de Língua Portuguesa SAEB - Prova Brasil do 5º ano é composta de cinco tópicos: 1. Procedimentos de Leitura; 2. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto; 3. Relação entre Textos, 4. Coerência e Coesão no Processamento do Texto; 5. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido.

  • Certo
  • Errado

Sobre avaliação em larga escala, leia o texto para julgar o item .


Os itens da prova são elaborados com base em uma matriz de referência, que reúnem os conteúdos (tópicos ou temas) e as descrições das habilidades (descritores) a serem avaliados em cada área do conhecimento e etapa do ensino fundamental – 5º e 9º ano.

  • Certo
  • Errado

Sobre os indicadores de qualidade da educação superior, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia os cursos de graduação. Seu cálculo é realizado com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
  • B O Conceito Enade avalia os cursos a partir dos desempenhos dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). É calculado e divulgado anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame. Desde a edição de 2015, passou a ser realizado por curso de graduação.
  • C O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) objetiva mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
  • D O Índice Geral de Cursos avalia os cursos de graduação. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os desempenhos dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), as informações do Censo da Educação Superior, a Autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Avaliação externa.