Questões de Balanced Scorecard em BPM (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

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Acerca do balanced scorecard, julgue o item.


O balanced scorecard traduz a missão e a estratégia das organizações em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica. 

  • Certo
  • Errado

Acerca do balanced scorecard, julgue o item.


O scorecard mede o desempenho organizacional sob três perspectivas equilibradas: financeira, do cliente e dos processos internos da empresa.  

  • Certo
  • Errado

O Balanced Scorecard (BSC) surgiu como reação às críticas aos modelos estratégicos utilizados em determinado período, argumentando que esses modelos eram frágeis. Assinale a opção que apresenta uma razão para a fragilidade desses modelos.

  • A Focavam os aspectos objetivos em detrimento dos subjetivos.
  • B Estipulavam diretrizes inatingíveis para os grupos funcionais.
  • C Estavam limitados aos indicadores financeiros.
  • D Decorriam de uma concepção relativista do funcionário.
  • E Flexibilizavam de forma exagerada as medições.

Na metodologia do BPM (business process management), há uma atividade que ocorre automaticamente, conectada a algum tipo de serviço, sem necessidade de interferência humana. Ela aciona a operação de sistema de informação externo com o qual o motor de processo se comunica. Constituem exemplo dessa atividade as aplicações webservices.
As características mencionadas no texto anterior referem-se à tarefa denominada

  • A tarefa manual.
  • B tarefa de usuário.
  • C tarefa de programador.
  • D tarefa de serviço.

Acerca de BPM (business process management), julgue os itens seguintes.


I Os sistemas de BPM exigem tão somente um conhecimento básico do negócio para a implantação da automação e para o gerenciamento de processos.

II O modelo de gestão de processos BPM auxilia as organizações a enfrentarem mudanças no ambiente, de forma mais rápida, inteligente e eficaz.

III O BPM tem enfoque nas ações passadas e presentes, o que permite que se atue de forma proativa e se aproveitem as oportunidades de mercado.

IV O BPM utiliza o modelo horizontal de gestão como forma de integrar fornecedores, cliente, gerências e funcionários, o que otimiza o processo de negócio.


Estão certos apenas os itens

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C I e IV.
  • D II e IV.