Questões de Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Pedagogia)

Limpar Busca

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(---) Para que a função utilitária da literatura — e da arte em geral — possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor — e, portanto, garantir a formação de — um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura. (---) No caso da poesia, destacam-se, inicialmente, os efeitos de sentido produzidos por recursos de diferentes naturezas, para depois se alcançar a dimensão imagética, constituída de processos metafóricos e metonímicos muito presentes na linguagem poética.

  • A C - E.
  • B E - C.
  • C E - E.
  • D C - C.

O componente curricular da matemática, de acordo com a BNCC, deve garantir o desenvolvimento de algumas competências específicas no ensino fundamental. Em relação às competências específicas para o ensino da matemática, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Avaliar aplicações políticas e culturais das tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo moderno, exclusivamente aqueles relativos ao mundo do trabalho.
  • B Desvincular conceitos e procedimentos dos campos da matemática, assim como de outras áreas do conhecimento, compreendendo a matemática como área do conhecimento apartada na busca de soluções cotidianas.
  • C Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
  • D Compreender a matemática como empreendimento humano, e o conhecimento científico como permanente.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Língua Inglesa, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Na unidade temática Interação Discursiva, o objeto de conhecimento “Construção de laços afetivos e convívio social” está presente no 6º e no 7º ano.
(_) A partir do 9º ano a produção de textos orais deverá ser realizada de maneira autônoma. 

  • A C - C.
  • B E - E.
  • C E - C.
  • D C - E.

A busca da autonomia do pensamento, valorizada na BNCC, exige o reconhecimento das bases da epistemologia da História. Considerando-se essas bases epistemológicas, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O funcionalismo e a interação do organismo com o ambiente. (_) O estruturalismo e a consciência em seus aspectos estruturais. (_) A natureza compartilhada do sujeito e do objeto de conhecimento. (_) O conceito de tempo histórico em seus diferentes ritmos e durações. 

  • A C - C - E - E.
  • B E - E - C - C.
  • C C - E - E - C.
  • D E - C - C - E.

O componente Geografia da BNCC foi dividido em cinco unidades temáticas comuns ao longo do Ensino Fundamental, em uma progressão das habilidades. Sobre as unidades temáticas, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Ciclos naturais e a vida cotidiana | Conexões e escalas | Mundo do trabalho | Territórios étnico-culturais | Sistema de orientação.
  • B Ciclos naturais e a vida cotidiana | Território e diversidade cultural | Mundo do trabalho | Territórios étnico-culturais | Natureza, ambientes e qualidade de vida.
  • C O sujeito e seu lugar no mundo | Conexões e escalas | Mundo do trabalho | Formas de representação e pensamento espacial | Natureza, ambientes e qualidade de vida.
  • D O sujeito e seu lugar no mundo | Território e diversidade cultural | Produção, circulação e consumo | Territórios étnico-culturais | Sistema de orientação.